Projeto Desporto da Escola vai trabalhar esporte com alunos da área rural

Atividades como futebol também serão oferecidas para estudantes das escolas rurais.FOTO:  Divulgação

Atividades como futebol também serão oferecidas para estudantes das escolas rurais.FOTO: Divulgação


Com o intuito de trabalhar o esporte, integrando as dimensões da ação educativa, afetiva e social nos alunos, professores de Educação Física da secretaria de Educação (Seme) se reuniram para discutir o Projeto Desporto na Escola. Com isso, diretrizes dos Jogos Estudantis Municipais (Jemc) foram focados com olhos para a miniolimpíada entre alunos no mês de outubro.


Este ano, o foco do Jemc é ser realizado nas escolas rurais do município e as que estão entre o território urbano e rural. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) convidadas são: Escola do Campo e Estação de Ciência Margarete Cruz Pereira, no bairro Roda D’água, Durvalina Coutinho Ribeiro, de Duas Bocas, Getúlio Brandão Leite, de Cariacica Sede, Antero José do Nascimento, de Vale dos Reis, Euvira Benedita Cardoso da Silva, de Novo Brasil, Deocleciano Francisco de Vista Dourada, Valdici Alves Baier, de Areinha e Maria Guilhermina de Castro, de Campo Verde.


A finalidade é conseguir trabalhar a identidade do espaço rural e permitir a inclusão dos alunos, mantendo contato entre o espaço rural e urbano. As atividades começam a ser desenvolvidas no segundo semestre deste ano.


A Seme promove os destacados Jogos Estudantis Municipais (Jemc), que durante seis meses do ano envolve os estudantes em uma miniolimpíada com torneios de futsal, voleibol, basquetebol, atletismo e xadrez. Além disso, este ano é a primeira vez que o projeto se volta para a área rural onde vai mostrar a importância da integração dos alunos tanto com o esporte, quanto com os colegas.


O coordenador do Desporto Escolar da Seme, Neessias Cassemiro de Mattos, comentou a importância de os professores incentivarem os alunos a participarem das atividades desportivas. “Nossa ideia não é preparar o aluno para ser um atleta de alto nível. Entretanto nos comprometemos em criar oportunidades para o crescimento de competências, com a perspectiva de contribuir para que o aluno desenvolva sua autonomia, obtendo sucesso na escola e na vida. Com isso, ele será capaz de exercer a sua cidadania dentro de um contexto de cultura e paz”, comentou.



Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Marcelo Pereira