Dia de Luta Antimanicomial é comemorado com encontro entre funcionários, pacientes e seus familiares

Psicólogo Jairo Guerra incentivou o convívio familiar e comunitário para quem sofre de transtornos mentais.FOTO: Semco/Analine Izoton

Psicólogo Jairo Guerra incentivou o convívio familiar e comunitário para quem sofre de transtornos mentais.FOTO: Semco/Analine Izoton


Repensar o modo de cuidar, de conviver e de integrar socialmente os portadores de transtornos mentais foi alguns dos assuntos discutidos no encontro entre funcionários, pacientes e seus familiares, na manhã desta sexta (17), no Centro Regional de Especialidades Juliano Almeida do Vale (CRE Metropolitano), em Jardim América. O encontro celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado neste sábado (18).


Integrante do Programa de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (PSM), a assistente social Leila Origuella Castigioni explica que a discussão do tema é essencial para relembrar a importância da reformulação do modelo assistencial em saúde mental. “Hoje o tratamento é desenvolvido por meio do vínculo familiar e comunitário e com a ajuda de uma rede de atenção psicossocial,“ explica.


Profissional referência nas áreas de Psicologia Social Comunitária, Mobilidade Humana, Gestão Participativa no Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Mental, o psicólogo Jairo Tadeu Guerra foi convidado para mediar o debate e conversar com os presentes sobre o direito de um tratamento inclusivo, sem o paciente precisar se isolar da sociedade, como era feito no passado.


Tratamento


Jairo Tadeu Guerra compartilhou suas experiências na Luta Antimanicomial e as dificuldades dos pacientes e familiares. “Os familiares não sabem lidar com a situação, recorrem apenas aos medicamentos, e com medo do paciente ser humilhado ou agredido evitam passeios, deixando-o recluso em casa. O tratamento da saúde mental requer mudança de convivência e da maneira de cuidar do outro,” pontua Guerra.


No encontro, pacientes e familiares tiverem oportunidade de partilhar suas experiências e a importância do serviço prestado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Foi o caso de Matilde Santos de Oliveira, 65 anos, de Itanguá. Ela relata que o seu neto de 25 anos fica alegre nos dias que vai ao Centro de Atenção. “Ele gosta muito de frequentar o CAPS. Lá, ele fica à vontade, como em casa. Além disso, é uma oportunidade para ele sair e conversar com outras pessoas”, relata.
O psicólogo deixou algumas dicas para quem é responsável por quem sofre de transtornos mentais. Entre elas, reforçar o convívio familiar e comunitário. “Não se deve isolar o paciente”, reforçou. A troca de informações também é um ponto a não se ignorar. Guerra orientou que as famílias se reúnam para partilhar suas experiências. Ele finalizou reforçando essa união. “Organize um grupo de ajuda mútua”, destacou.


Saúde Mental em Cariacica


O Programa de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (PSM) de Cariacica é ambulatorial e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psiquiatras e clínicos gerais. No município, há três unidades de referência: Bela Aurora, Cariacica Sede e Jardim América.
Atualmente, o serviço possui 2.200 usuários.


O usuário deve procurar a unidade de saúde de referência que atende ao seu bairro. Não há necessidade de encaminhamento. Nela, haverá um profissional para fazer o acolhimento. A partir da avaliação será traçado o projeto terapêutico para o paciente (atendimento terapêutico individual ou em grupo e acompanhamento médico).


Também é feito atendimento psiquiátrico, uma vez por semana, na US de Jardim América. Para este atendimento, são disponibilizados 48 vagas mensais, atendendo 12 pacientes do programa por semana, sendo 4 vagas destinadas para cada US. O medicamento, quando necessário e prescrito pelo médico, é disponibilizado pelas unidades onde o programa está implantado.


Serviço:


Unidade de Saúde de Jardim América
Telefone: 3346-6562 ou 3346-6563
Endereço: Rua Nicarágua, S/N
Atendimento: quinta e sexta-feira, às 7h30


Unidade de Saúde de Bela Aurora
Telefone: 3346-6561
Endereço: Rua da Vitória, S/N
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h
Atendimento: toda sexta-feira, às 7h30.


Unidade de Saúde de Cariacica-Sede
Endereço: Rua Graciano das Neves, S/N
Horário de atendimento: segunda a sexta , das 8h às 17h
Telefone: 3284-4843 ou 3284-4997
Atendimento: toda quinta-feira, às 7h30.


Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira