Conferência da Cidade discute diretrizes para as políticas urbanas em Cariacica

“Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!” é o tema da 5ª Conferência da Cidade.FOTO: emco / Arquivo

“Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!” é o tema da 5ª Conferência da Cidade.FOTO: Semco / Arquivo


O objetivo principal é a construção de uma cidade melhor. Com o tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”, a 5ª Conferência Municipal da Cidade será realizada nestas sexta (17) e sábado (18), na Faculdade São Geraldo, no bairro São Geraldo. A abertura está marcada para hoje, às 19h.


O evento municipal faz parte da Conferência Nacional das Cidades e busca discutir as diretrizes para as políticas urbanas nas cidades de todo o País. O tema mobilizador será desenvolvido em debates dentro de quatro eixos temáticos: “Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade”; “Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano”; “Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano e Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial”.


“A participação das pessoas é muito importante nesse evento. A Conferência Municipal da Cidade se configura como instrumento de garantia da gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano em nossa cidade e só faz sentido ser realizada para que a população possa opinar e ajudar a construir um município melhor”, destaca o secretário municipal de Governo, Rafael Simões.


Ao final, serão eleitos os delegados que representarão Cariacica na Conferência Estadual das Cidades.


A Conferência


A 5ª Conferência Municipal da Cidade tem como objetivos propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Também em sensibilizar e mobilizar a municipalidade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes no município.


Ainda é função da Conferência propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.


As finalidades da Conferência são avançar na construção da Política Municipal do Desenvolvimento Urbano; discutir as propostas da 5ª Conferência Nacional das Cidades; discutir os desafios para a construção de uma cidade com qualidade de vida para todos.


A Conferência Nacional das Cidades promove a formação de redes de difusão de informações sobre a função social da cidade e da propriedade, além de fortalecer o Conselho das Cidades, que age como o interlocutor das propostas aprovadas em plenárias, ampliando a participação popular.


SERVIÇO
5ª Conferência Municipal da Cidade – “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”
Quando: sexta-feira (17), das 19h às 21h30; sábado (18), das 8h às 18h.
Onde: Faculdade São Geraldo. Rua 13 de maio, 40, Bairro São Geraldo.
Mais informações: 3346-6136.
Aberto ao público.


Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira