Dia do Gari é comemorado com festa: profissionais relatam preconceito no dia a dia

Servidores da Semset foram homenageados em ações de estética como corte de cabelo.FOTO: Semco / Claudio Postay

Servidores da Semset foram homenageados em ações de estética como corte de cabelo.FOTO: Semco / Claudio Postay


O 16 de maio marca o Dia do Gari. Na cidade, a data foi comemorada com festa, promovida pela secretaria de Serviços e Trânsito (Semset), na manhã desta quinta-feira (16). Segundo os próprios garis, a realidade do profissional mistura sentimentos distintos de importância (para a Limpeza Pública) e, ao mesmo tempo, de necessidade de maior reconhecimento da sociedade. Um exemplo? Bastou nossa reportagem atravessar a rua em frente à Semset, no bairro Sotema, para constatar. Perguntado se sabia o nome de apenas um, dos 400 garis que trabalham na cidade, e que estão ali na frente da sua casa, diariamente, um vizinho admitiu não lembrar. Porém, reconheceu a importância dos profissionais da limpeza para todos.


Destaque na equipe de garis da prefeitura, Daniel Ferreira, de 48 anos, conta que o segredo é viver com alegria. “As tristezas eu coloco debaixo da botina e piso”, se orgulha, contando em seguida que quando está no trabalho, às vezes voluntariamente aos domingos, debaixo de sol, com suor no rosto, tem gente que passa perto e leva a mão ao nariz. “Humilha”, reconhece.
“Mas sou feliz. E foi como catador de sucata que criei meus dois filhos, antes de vir trabalhar na prefeitura, há dois anos”, acrescenta.


Autoestima


A atual administração tem trabalhado para elevar essa autoestima arranhada, relatada pelos garis. Os profissionais acham que são estigmatizados porque trabalham com lixo, um descarte do que se considera inservível e produzido por quem depois o rejeita, nem sempre de forma adequada. O dia de festa serviu para deixar de lado esses problemas. A comemoração começou com oração ecumênica, fala das autoridades, seguiu com café da manhã, atrações culturais, sorteio de brindes e almoço. O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, anunciou que estão sendo estudadas melhorias para a categoria, como direito ao 13º salário, carteira assinada, entre outros benefícios trabalhistas.


"Para a festa de hoje, os nossos profissionais ganharam folga", lembrou o secretário, Wellinghton Nascimento de Lima, o professor Elinho. Idealizador da comemoração na Semset, ele mesmo foi surpreendido com a homenagem dos seus funcionários, em reconhecimento à dedicação à frente da secretaria.


banda


 

Até a banda de fanfarra da Apae de Campo Grande foi trazida para tocar. E deu show. “Fiquei muito emocionado. Principalmente porque são crianças especiais. Nos últimos três anos no magistério, trabalhei com esses alunos. São maravilhosos”, reconheceu. À frente da banda, as bailarinas Maria da Penha, de 21 anos, e Estefany, de 15, mostraram desenvoltura e carisma.


 

 

Serviços e sorteios


bici1


 

Até a metade da manhã, já haviam sido distribuídas mais de 200 senhas para corte de cabelo, barba e sobrancelha, além de sorteio de prêmios, como bicicletas, computador, máquinas fotográficas, tapetes, DVDs, kits de beleza e chocolates. De visual renovado, Marcelo Barbosa, 30 anos, não cortava o cabelo havia quase um mês, “por falta de tempo”, contou, aprovando a iniciativa. Os cabeleireiros são voluntários, moradores, em sua maioria, de Cariacica Sede e Nova Rosa da Penha. “No salão, eu cobraria R$ 10 pelo corte. Aqui, atenderei mais de 15 pessoas, de graça, mas estou ganhando em satisfação”, avalia Carlos dos Santos.


 

Já Maria Aparecida Bento, 31 anos, diabética, descobriu na tenda da Vigilância Epidemiológica, da secretaria de Saúde (Semus), que está com a taxa de glicose no sangue alta (344 mg/dl). “Fui orientada a comparecer na Unidade de Saúde de Bom Pastor, para participar de uma palestra e ser encaminhada para tratamento”, disse. No local, também foram ofertados os serviços de vacinação contra tétano, gripe, hepatite e medição da pressão arterial.


A programação do Dia do Gari contou, ainda, com os cantores Júlio César e Paulinho, e Jorge Daumas e Banda; e oficina de artesanato, com objetos feitos de garrafas PET, como flores, cofres e peças decorativas. A confraternização foi encerrada com um almoço para os garis.


Informações Adicionais:
Texto:Evandro Costalonga
Jornalista Responsável:Marcelo Pereira