Projeto Tradições Culturais leva alunos ao galpão das paneleiras

Crianças visitam galpão das paneleiras e modelam panelinhas de barro.FOTO:Seme/Divulgação

Crianças visitam galpão das paneleiras e modelam panelinhas de barro.FOTO:Seme/Divulgação


Dedicação é a receita que move os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Gabriel Roger Maire. Com isso, foi criado na escola o projeto Tradições Culturais, com o qual se busca conhecer as diversidades culturais, valorizar o ser humano e resgatar tradições capixabas. E nesta terça-feira (14), 40 alunos do 4º ano visitaram o trabalho das paneleiras em Goiabeiras e ajudaram a confeccionar panelas de barro.


O passeio no galpão das paneleiras permitiu aos alunos conhecer como cada artesão chegou lá, como aprendeu o ofício, que quase sempre é herdado pelas gerações anteriores. Muito pacientes, os escultores permitiram que as crianças ajudassem na confecção das panelas que serão vendidas por eles. Algumas peças, as crianças puderam levar para casa.


A pedagoga Fátima Alas afirmou que para que o Projeto dê certo, é necessário que os alunos tenham contato com outras culturas, às vezes diferentes do universo cotidiano de cada um. “Esse passeio foi o ponto de partida para que o Tradições Culturais deslanche. As crianças estão bem entusiasmadas e nosso propósito foi mostrar a elas que, graças às tradições, o Estado tem destaque com suas diversidades. E com a panela de barro não é diferente, somos conhecidos por esta produção”, comentou.


Fátima completou que os professores se preocupam muito com um ensino de qualidade, que vem sendo desenvolvido com dedicação e boa vontade de todos. Toda a equipe da escola se desdobra para que os alunos tenham uma educação de excelência, visto que outros projetos de extensão para os alunos estão a caminho, assegura a pedagoga.


A partir do passeio, serão integradas várias atividades para resgatar a cultura capixaba, como: congo, contos e brincadeiras de avós e pais, entre outros. As peças que os alunos confeccionaram no galpão das paneleiras serão expostas na escola e o próximo passo da turma será fazer objetos de materiais recicláveis.


Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira