Provinha Brasil ajuda professores a descobrir o nível de aprendizado em sala de aula

Crianças do segundo ano da Escola Jocarly Gomes Salles, em Alto Lage, fizeram a primeira etapa da Provinha Brasil.FOTO: Semco / Lucas Calazans

Crianças do segundo ano da Escola Jocarly Gomes Salles, em Alto Lage, fizeram a primeira etapa da Provinha Brasil.FOTO: Semco / Lucas Calazans


Cinquenta alunos do segundo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Jocarly Gomes Salles, no bairro Alto Lage, fizeram a “Provinha Brasil”, na manhã desta terça-feira (14). A escola possui duas turmas do 2º ano e, com a avaliação, os professores irão observar quais aspectos precisam reforçar em sala de aula.


A prova é aplicada em dois dias. Hoje foi a de Matemática, que reuniu assuntos de sequência lógica, adição, subtração, geometria e círculos. Na quarta-feira, será a de Português, que avaliará a identificação de letras, sílabas, palavras, frases e pequenos textos que estejam ao nível de aprendizado dos alunos. No final do ano, será aplicada a segunda etapa. O intuito é avaliar o aprendizado da criança ao longo do ano letivo para que ela chegue alfabetizada no 3º ano.


Segundo a pedagoga do turno matutino, Miriã Suhett Nogueira, as crianças já têm que estar alfabetizadas ainda no 1º ano. Para isso, é feito na escola todo um trabalho de alfabetização, focando o aprendizado. “Para complementar o ensinamento em sala de aula, mandamos tarefas para que sejam feitas em casa. Com isso os pais também participam desse processo de aprendizado, que não é feito somente na instituição, e também conta com a ajuda deles”, comentou.


Miriã disse ainda que os professores da Emef utilizam jogos e fazem reforço ao longo do ano para auxiliar os alunos com os assuntos ensinados. Mas ao final, o resultado esperado é o mesmo, ou seja, obter a alfabetização e a participação dos alunos. “A Provinha, sem dúvida, nos fará observar qual ponto precisamos focar mais com os alunos em sala de aula”, completou.


Aluna nota dez


provinha2


 
 Rebeca de Oliveira Canafistola é do 2º ano e fez a Provinha Brasil de matemática hoje. Segundo ela, a avaliação foi bem tranquila. “Não achei dificuldade na prova. Ainda mais que Matemática é a matéria que eu mais gosto, e quando eu crescer quero ser professora”, contou. A aluna tem sete anos, e aos três já sabia ler, pois os pais são bem presentes em sua rotina escolar.

Pedro Resende Clabund é outro aluno que fez a prova, não viu dificuldade, e aguarda ansiosamente a avaliação de português que será aplicada na escola amanhã.


 

Provinha Brasil


Na rede municipal de ensino de Cariacica, 3.142 alunos farão a Provinha Brasil. A avaliação acontecerá em 55 escolas da cidade e vale para crianças do segundo ano do ensino fundamental. No Estado, outros 48 mil estudantes das redes estadual e municipais passarão pela mesma avaliação, que tem o objetivo de aferir os conhecimentos dos alunos em Português e Matemática.


Este ano, há uma atenção maior à prova, por parte do Governo Federal, devido ao compromisso com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A avaliação terá outra etapa, no segundo semestre deste ano. O esforço é para que as crianças cheguem alfabetizadas ao terceiro ano, aos 8 anos de idade.


Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira