Informações sobre alimentação orgânica chegam até as escolas
Por Marketing, postado em 13/05/2013

Representantes de escolas e Cmeis aprenderam mais sobre alimentação livre de agrotóxicos.FOTO: Semco / Lucas Calazans
De forma bem educativa, representantes das escolas participantes da 2ª Semana da Alimentação Orgânica, que vai acontecer de 17 a 22 de junho, aprenderam um pouco sobre o processo de produção de alimentos livres de agrotóxicos e sua importância, nesta segunda-feira (13), no auditório da secretaria de Educação (Seme), em Itaquari. Isso porque 17 escolas, entre Centros de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) estarão inseridas na programação.
Durante a Semana, quatro Cmeis irão receber apresentações de teatro de fantoches, enquanto 13 Emefs, reunindo alunos do 5º e 6º anos, irão fazer uma redação sobre alimentação saudável. As redações deverão ser enviadas para a Seme até o dia 12 de junho para avaliação da banca julgadora. Mas o intuito em passar o conhecimento aos representantes das escolas participantes, entre eles pedagogos e diretores, foi o mesmo: ressaltar a importância do consumo de alimentos livres de defensivos agrícolas e despertar nos alunos a consciência da importância do consumo de alimentos orgânicos. Aí, entram os aspectos da saúde, da proteção ao meio ambiente e do desenvolvimento da agricultura familiar.
Como parte da programação da Semana reúne o concurso de melhor redação, com o tema alimentação saudável, entra a necessidade de apresentar aos alunos um pouco sobre a questão dos alimentos orgânicos e seus benefícios. O engenheiro agrônomo e técnico do Incaper, Edgar Formentini, falou durante a palestra que quem vai mudar a questão dos alimentos sem agrotóxicos é o consumidor. E se o conhecimento também passar pela escola, consequentemente irá chegar à família dos alunos, ou seja, alcançará um número maior de consumidores. Para todas as escolas, foram disponibilizados vídeos e material para ser trabalhado em sala de aula.
A pedagoga do Cmei Altiva Belmonte de Campos, Sandra Regina da Silva, diz que a participação da instituição na Semana da Alimentação Orgânica vai direcionar o projeto de alimentação que eles já desenvolvem. “Semanalmente, conversamos com as crianças sobre a importância de cada alimento e o benefício para a saúde delas. Agora iremos focar nos alimentos livres de agrotóxicos. Claro que de forma bem lúdica, para que os pequenos possam absorver o aprendizado e na apresentação do teatro de fantoches, entenderem direitinho”, comentou.
A palestra contou com os nutricionistas da Seme e da secretaria de Agricultura (Semag) e técnico do Incaper.
Serviço:
2ª Semana da Alimentação Orgânica
Data: de 17 a 22 de junho
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável:Marcelo Pereira