Sons do coração: violinistas mirins prestam homenagem ao Dia das Mães

A Orquestra Juvenil Violinos, do Sest/Senat, encantou as mamães e os servidores.FOTO: Semco / Lucas Calazans

A Orquestra Juvenil Violinos, do Sest/Senat, encantou as mamães e os servidores.FOTO: Semco / Lucas Calazans


Em homenagem ao Dia das Mães, música clássica. Foi assim no hall da sede da Prefeitura, palco para a apresentação da Orquestra Juvenil “Violinos”, na tarde desta sexta-feira (10). O grupo é formado por 16 garotos e garotas, e integra o projeto “Música de Brincar”, do Sest/Senat. No repertório, obras de Johan Sebastian Bach (1685-1750). As sinfonias apresentadas emocionaram e arrancaram aplausos da plateia.


A apresentação dedicada às mães foi uma forma antecipada da administração municipal homenageá-las, já que o dia delas será comemorado no próximo domingo (12). Na plateia, estavam vários servidores e servidoras municipais, que deram uma pausa nos afazeres para acompanhar a primeira apresentação pública da orquestra. O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, recepcionou os convidados, dirigindo-se, em especial, às mulheres. “Vocês merecem muito. Começo a ver a importância da figura feminina no nosso governo. A mulher tem o potencial divino e natural de gerar um novo ser. Quero saudar nossas servidoras e nossas secretárias”, disse.


Grávida de 9 meses, só esperando Alana vir ao mundo até o fim de maio, a secretária de gabinete, da secretaria de Administração, Rosilane Teixeira Ramos, já se considera mãe. Conhecida entre os colegas como Lane, ela fez questão de prestigiar a homenagem. “Este mês terá significado triplo para mim. É o mês de meu aniversário, do Dia das Mães – que agora sou -, e marcará o nascimento da minha filha também. Estou muito feliz”, revelou a servidora municipal.


orquestra2


Outras mamães orgulhosas eram as que viam os filhos se apresentarem na orquestra. Foi o que aconteceu com a dona de casa Ana Paula Alvarenga Patuzzo. O filho, Emanuel, de 10 anos, estudante da Escola Municipal Iracy Gobbi, do bairro Expedito, toca violino há um mês na orquestra e, pela primeira vez, teve a mãe na plateia. Já a cuidadora Mauristela Martins Barbosa disse que se esforçava para não chorar. Os olhos brilhavam durante a apresentação do filho, José Mário, de 10 anos, também aluno da Escola Iracy Gobbi.


O evento foi realizado em parceria com as secretarias de Comunicação (Semco), Governo (Semge) e Administração (Semad). No fim da apresentação, as mães dos talentos mirins da orquestra receberam um brinde de lembrança da prefeitura. Poliana Custódio Cândido, com a filha Rafaelly, de um mês no colo, veio assistir ao irmão, acompanhada da mãe, que recebeu o kit com doces. Poliana sonha ver a Rafaelly seguindo os passos do tio quando crescer.


Vagas abertas e parceria


orquestra1


A Orquestra Juvenil “Violinos”, do Sest/Senat, agora conta com a parceria da prefeitura, que colocará um ônibus para transporte de ida e volta dos alunos, nos dias de ensaio. Segundo o coordenador do Sest/Senat, Ronaldo Faria, ainda restam 44 vagas a serem preenchidas no grupo. “Queremos ter 60 alunos. Oferecemos professor e instrumento. Agora, precisamos de gente para tocar”, comentou. As aulas acontecem nas quartas e sextas-feiras, no Sest/Senat, em Alto Lage. Os interessados podem ir pessoalmente ao local ou se informar pelo telefone 2123-3471.


Os integrantes da orquestra participam do projeto de música da Fundação Bachiana, do maestro João Carlos Martins. As aulas no Sest/Senat de Cariacica são ministradas por Leonardo David e Alice Mendes. “É uma orquestra nova, fundada em janeiro deste ano. Eles estão começando e têm muito potencial. Por isso, o repertório dá mais ênfase a arranjos simples, já que os alunos estão dando seus primeiros passos como instrumentista”, explica o maestro.



Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira