Prefeito pede patrulha nas escolas e ações de reforço na Segurança Pública da cidade

Prefeito Juninho reforçou, junto à Polícia Militar, pedido de patrulha escolar nas escolas municipais .FOTO: Semco / Claudio Postay

Prefeito Juninho reforçou, junto à Polícia Militar, pedido de patrulha escolar nas escolas municipais
.FOTO: Semco / Claudio Postay


O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) apresentou, na manhã desta quinta-feira (9), os primeiros resultados levantados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Cariacica alcançou o índice de 34% de redução no número de homicídios no primeiro quadrimestre deste ano, quando comparado a 2012.


“Alcançar esse resultado só foi possível graças à integração de forças dos principais agentes responsáveis pela segurança pública com o município. Essa postura permite que os serviços prestados sejam mais efetivos e facilitem, principalmente, a ação das polícias. E isso é fruto desse trabalho conjunto, dessas reuniões que estamos realizando desde fevereiro”, ponderou o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho.


 

 

Parceria no combate ao crime


ggimmaio2


Um dos pontos abordados na reunião foi o assassinato do coordenador e professor do turno matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rosa da Penha, Guilherme de Almeida Filho, 37 anos, na manhã de ontem. Representantes da Polícia Militar e do Ministério Público se colocaram à disposição da secretaria municipal de Educação (Seme) para um trabalho conjunto, visando a prevenir a violência nas escolas. “Esse estreitamento de laços é fundamental. Precisamos de diálogo e compartilhar o conhecimento que cada órgão tem. O trabalho deve ser de parceria”, enfatizou a subsecretária Pedagógica de Educação, Patrícia Rufino.


 

Patrulha escolar


Na reunião de hoje, o prefeito reforçou junto à Polícia Militar o pedido para que a patrulha escolar atue também junto às escolas municipais e determinou que os agentes de trânsito do município sejam orientados a circularem próximos às instituições de ensino nos horários de entrada e saída.


Outras ações determinadas foram o início do reforço na iluminação da Rodovia do Contorno e a limpeza de uma área de matagal em frente à Ceasa. O subsecretário de Segurança Pública do Espírito Santo, coronel Fronzio Mota, orientou que representantes do município busquem conhecer experiências que deram certo em municípios com caraterísticas semelhantes a Cariacica no que se refere a estabelecer horário de fechamento de estabelecimentos comerciais voltados ao entretenimento e a mudanças no procedimento para conseguir liberação de alvarás para realização de eventos.


GGIM


O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Cariacica é um espaço de deliberação e de execução de ações, que concentra agentes-chave para o desenvolvimento da política de segurança pública considerando o novo conceito de segurança cidadã, que vai muito além da questão do policiamento e da punição.


A atuação do GGIM está em consonância com o programa Estado Presente, do Governo do Espírito Santo, que visa ao combate à violência, e tem como principal foco a redução de homicídios.


Fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal as secretarias de Cidadania e Trabalho (Semcit), que abriga a Gerência de Segurança Pública; Saúde (Semus); Educação (Seme); Assistência Social (Semas); Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur); Serviços e Trânsito (Semset); Governo (Semge); Relações Institucionais (Serin) e Defesa Civil. E conta, ainda, com representantes dos governos Estadual e Federal; das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além do Ministério Público Estadual.


Informações Adicionais:
Texto: Brunella França