Comemoração do Dia das Mães foi antecipada pelo Grupo Digna Idade

O encontro, prá lá de animado, teve direito a teatro feito pelos idosos, músicas e café da manhã.FOTO: Semco / Claudio Postay

O encontro, prá lá de animado, teve direito a teatro feito pelos idosos, músicas e café da manhã.FOTO: Semco / Claudio Postay


O Grupo Digna Idade, formado por cerca de 40 idosos, comemorou, na manhã desta quinta-feira (9), o Dia das Mães. A festividade, ocorrida no salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Maria Goretti, em Jardim América, foi muito animada. Teve direito a teatro, músicas e café da manhã. Tudo preparado pelas participantes da terceira idade. Muitas delas, além de mães, já são avós. Ou seja, mãe duas vezes.


A iniciativa da comemoração foi da equipe do Programa de Saúde do Idoso de Cariacica (Pasic), formada por assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiras, nutricionistas, geriatra e clínico geral, que atuam de forma multidisciplinar no atendimento especial aos participantes do Grupo Digna Idade. O atendimento é feito na Unidade de Saúde de Jardim América, mesmo local onde o Grupo desenvolve suas atividades.


 

 

 

gdignidade3


Segundo a assistente social, Rachel Maia Moschem, a comemoração foi feita hoje porque é o dia em que o Grupo é atendido na Unidade de Saúde. “Preparamos uma programação bem especial para o grupo. Na verdade, eles próprios nos animam muito para fazermos coisas diferentes nas comemorações ao longo do ano. E desta vez não foi diferente. Eles prepararam o teatro, as músicas e ajudaram trazendo um lanche, que ao final foi partilhado. Também tivemos um sorteio, por conta do Pasic”, disse. Rachel ainda comenta que além do atendimento médico que é oferecido pelo Pasic, são ofertadas ao grupo palestras sobre saúde e atividades especiais.


 

Grupo Digna Idade


Participante do Grupo Digna Idade há sete anos, Salvina Baptista da Luz, de 72 anos, comenta que os exercícios que ela faz a mantém bem disposta todos os dias. “Participo de tudo que é oferecido. Faço alongamento, oficinas e também vou aos passeios”, falou. Já José dos Santos, um dos poucos homens do grupo, parabeniza as voluntárias da ArcelorMittal e a equipe do Pasic pelo bom atendimento e carinho que eles têm com os idosos. “Fiz fisioterapia um bom tempo e, agora, faço outras atividades. As meninas me ajudaram muito, só para constar, tenho 77 anos e ainda dirijo”, declarou.


O Grupo Digna Idade é um projeto desenvolvido por voluntários da ArcelorMittal, que mapearam a área e encontraram a demanda. E para pôr em prática as atividades dos idosos, que começaram em 2006, os voluntários, que atualmente são cinco, fecharam parceria com a Prefeitura de Cariacica. O objetivo era ter um local para as atividades serem desenvolvidas e, ao mesmo tempo, proporcionar atendimento multidisciplinar ao grupo, que é feito pela equipe do Pasic na Unidade de Saúde de Jardim América.



Pasic comemora Dia das Mães com idosos


Galeria de imagens


Semco/Claudio Postay



Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon