Vacinação contra gripe até sexta-feira (10)

FOTO:  Divulgação

FOTO: Divulgação


A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada em todo o Brasil até esta sexta-feira (10). No município, a meta da secretaria de Saúde (Semus) é vacinar 80% do grupo de risco. Para ampliar o atendimento além das unidades de saúde, a prefeitura têm realizado ações externas. Em dois dias de campanha nos terminais de ônibus de Campo Grande e Itacibá, 275 pessoas foram vacinadas. Seguindo esta linha, no dia 1º de maio, na festa em comemoração ao Dia do Trabalhador, na casa de eventos Matrix Hall, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Semus aplicou vacinas contra o vírus Influenza, além de anti-tetânica e hepatite B.


Pessoas que fazem parte do grupo de risco devem ser imunizadas. A vacina vale por até um ano, evitando complicações com os vírus Influenza comum e Influenza H1N1. Na cidade, as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde, com exceção das unidades dos bairros de Santana e Alto Boa Vista, que não possuem sala de vacinação. Os Prontos Atendimentos Infantil e de Itacibá também oferecem o serviço.


Nomenclatura


Popularmente chamada de gripe, a doença causada pelo vírus Influenza ou pelo Influenza H1N1(casos mais graves) tem como principais sintomas dores de cabeça e no corpo, febre alta, tosse e fraqueza, entre outros. A doença tem cura pela resposta do sistema imunológico do corpo, geralmente em 3 ou 4 dias. Porém, complicações em grupos de risco podem causar até a morte.


O grupo mais vulnerável e, por isso, público-alvo da campanha de vacinação é composto por idosos, a partir de 60 anos; crianças de seis meses a dois anos; gestantes (em qualquer idade gestacional); mulheres com até 45 dias pós-parto; doentes crônicos (com laudo, indicação ou prescrição médica); e profissionais de saúde. A população carcerária e os agentes penitenciários também estão sendo vacinados pela equipe de saúde do município.


Por que tomar a vacina?:


Apesar de ser uma infecção auto-limitada, ou seja, evolui para cura completa devido à reação do próprio organismo, a Influenza pode causar doenças graves em pessoas mais suscetíveis, como pneumonia, e que podem precisar de atenção hospitalar quando adoecem.


Segundo informações do Ministério da Saúde, estudos recentes indicam que, além da proteção contra o vírus da Influenza, a vacina também pode proteger contra infartos e derrames.


Contraindicação


A vacina é contraindicada às pessoas com histórico de alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. Ela é eficaz e segura e não é capaz de causar a doença, já que é produzida com vírus mortos e fragmentados.


Atendimento especial


As pessoas que fazem parte do público-alvo e que estão acamadas, sem condições de se dirigir até a unidade de saúde, devem solicitar o atendimento domiciliar por meio dos telefones: 3346-6515 e 3346-6513. Para as pessoas acima de 60 anos, que também estão acamadas, será ministrada, ainda, a vacina contra pneumonia.


Sintomas


Os primeiros sintomas da gripe costumam aparecer cerca de 24 horas depois do contágio, e podem ser:


• febre, geralmente acima de 38º;
• dor de cabeça;
• dor nos músculos;
• calafrios;
• prostração (fraqueza);
• tosse seca;
• dor de garganta;
• espirros e coriza
• Doentes podem apresentar, ainda, pele quente e úmida, olhos hiperemiados (avermelhados) e lacrimejantes. As crianças podem apresentar, também, febre mais alta, aumento de linfonodos cervicais (gânglios no pescoço), diarréia e vômitos.


As unidades de saúde funcionarão de 8h às 17h. São elas:


- Alto Lage
- Bairro Operário
- Bela Aurora
- Bela Vista
- Bom Pastor
- Campo Grande
- Campo Verde
- Cariacica Sede
- Itacibá
- Itapemirim
- Jardim América
- Jardim Botânico
- Mucuri
- N. Rosa da penha I
- N. Rosa da penha II
- Nova Brasília
- Nova Canaã
- Novo Brasil
- Oriente
- Padre Gabriel
- PA Infantil (Alto Lage)
- Porto de Santana
- Rio Marinho
- Santa Bárbara
- Santa Luzia
- São Francisco
- São Geraldo
- Sotelândia
- Valparaíso
- Vila Graúna


Informações Adicionais:


Texto: Marlon Marques