Prefeito Juninho lamenta morte de coordenador de escola

Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa da Penha onde o crime aconteceu.FOTO: Semco / Claudio Postay

Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa da Penha onde o crime aconteceu.FOTO: Semco / Claudio Postay


O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, lamentou o assassinato do professor e coordenador do turno matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rosa da Penha, Guilherme de Almeida Filho, 37 anos. Ele morreu na manhã desta quarta-feira (8), atingido por um tiro no peito, quando chegava para trabalhar, e teve o carro roubado. A vítima atuava há mais de 10 anos na escola, localizada em Rosa da Penha, Cariacica.


“Infelizmente, esse é um estado da impunidade que presenciamos no País, no Estado e, consequentemente, na nossa Cidade”, declarou o prefeito, que determinou que o secretário de Educação, Saulo Andron, acompanhe diretamente os desdobramentos do fato.


“A principal tarefa da municipalidade é promover o resgate da cidadania e a preservação da família. Sabemos que a prevenção e o combate à violência dependem da união entre Governo Federal, Estado e municípios. Enquanto prefeito da cidade, nós vamos promover uma reunião com o Governo do Espírito Santo para intensificar as ações. A principal delas é a criação da Secretaria de Segurança Pública Municipal e exigir mais eficiência nas ações preventivas, que é função da prefeitura”, reforçou.


Juninho informou que a família de Guilherme Filho receberá toda a ajuda e apoio necessários. “Peço a Deus que conforte o coração dos familiares e me coloco à disposição, assim como toda a minha equipe. Faremos o possível para colaborar com a Polícia Militar para que o culpado seja preso e a justiça seja feita”, finalizou.


O caso


O professor e coordenador do turno matutino da Emef Rosa da Penha, Guilherme de Almeida Filho, 37 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (8), atingido por um tiro no peito, quando chegava para trabalhar. A vítima atuava há mais de 10 anos na escola.


As imagens da câmera de vigilância do colégio mostram que o professor foi rendido por um homem armado dentro do pátio e reagiu à abordagem. O bandido atirou em Almeida Filho, pegou a chave do carro (um Fiat Strada prata) e fugiu com o veículo após o crime.


A Polícia Militar foi acionada e socorreu a vítima. O coordenador foi levado para o Hospital São Francisco, em Campo Grande, onde chegou consciente, recebeu o atendimento de emergência, mas não resistiu ao ferimento e faleceu.


O professor já havia sido assaltado na escola, no dia 10 de abril, às 6h53. Na ocasião, ele teve outro carro roubado.


As aulas na Emef Rosa da Penha estão suspensas nesta quarta (8) e quinta-feira (9).


Vítima trabalhava em três turnos


Guilherme de Almeida Filho trabalhava em Cariacica no turno matutino e ainda dava aulas na rede municipal de Vila Velha, à tarde, e em Viana, à noite. Ele era solteiro, não tinha filhos, e morava com os pais no bairro Formate, em Viana. Era um profissional querido por professores e alunos.


A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Educação (Seme), está prestando todo o auxílio necessário para a família de Guilherme.


As imagens da câmera de segurança da escola já foram disponibilizadas para a Polícia Militar a fim de que sejam feitas as investigações. A Emef Rosa da Penha tem 800 alunos e possui 12 câmeras de videomonitoramento.


Informações Adicionais:


Texto: Marcelo Pereira