Mais de mil beneficiados pela reestruturação do Hiperdia
Por Marketing, postado em 08/05/2013

Será realizado um mutirão para entrega dos materiais, no auditório da Seme, na rua da Lage, 13, em Itaquari.FOTO: Semco / Lucas Calazans
Os 1.200 pacientes cadastrados no Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da Prefeitura, que usam insulina, receberão tiras reagentes, lancetas, aparelhos para medir o nível de glicose no sangue, seringas e agulhas para o acompanhamento da diabetes.
A Referência Técnica do Programa no município, Franthesca Krohling, afirma ter grande preocupação com esses pacientes. “São pessoas que, se ficarem sem esse material para controlar a taxa de glicose, podem ter complicações diversas. Por isso, me empenhei em reestruturar esse programa e regular a entrega do material”, disse. Para agilizar o processo, será realizado um mutirão para a entrega dos materiais, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na rua da Lage, 13, em Itaquari, atendendo em média 200 pacientes por dia. Na ação, haverá em torno de 20 enfermeiros envolvidos.
O processo será dividido em duas etapas. Nos dias 13,14,15 de maio, os kits serão distribuídos para os pacientes cadastrados no programa de 2006 a 2010, que compram material por contra própria ou que receberam pela prefeitura em distribuições anteriores. Nesses casos, quem tem o aparelho de medir a taxa de glicose, cedido pela prefeitura, deve trazê-lo para trocar pelo novo.
Nos dias 22 e 23 de maio, o público-alvo serão os cadastrados no Hiperdia de 2011 a 2012. Pessoas que, em sua maioria, estão recebendo o aparelho de medir glicose pela primeira vez e que, por isso, receberão uma orientação ampliada sobre o funcionamento do mesmo.
Treinamento antes da distribuição
Na tarde desta quarta-feira (8), foi realizado, pela primeira vez em Cariacica, um treinamento, em parceria com a Roche Diagnósticos, para os enfermeiros do município que estarão promovendo a entrega desses materiais. Todos os enfermeiros que atuam em Cariacica foram convocados. Técnicos de enfermagem também participaram. Durante o treinamento, cada um recebeu um kit informativo com o roteiro de uso do glicosímetro, para aprender a configurá-lo, de forma que fique mais fácil ensinar o manuseio. A enfermeira da unidade de saúde de Jardim Botânico, Núbia de Paula, 34, afirma que o treinamento foi útil. “Aprendemos mais sobre a configuração do aparelho, o que vai facilitar para orientarmos os pacientes”.
Material necessário para receber os kits
Os pacientes cadastrados devem estar munidos de identidade, comprovante de residência, receita de insulina recente e aparelho de medir glicose (se tiver um aparelho que foi cedido em distribuições anteriores pela prefeitura).
Kits
Os kits vão suprir a necessidade desses usuários durante 50 dias. O aparelho glicosímetro será útil por mais tempo, contudo deverá ser trocado por outro, quando a equipe do programa convocar os usuários para isso. Após esse período eles serão contatados para receberem os novos kits. A insulina deve ser adquirida na Unidade de Saúde de Bom Pastor e na Farmácia Popular.
Glicosímetro
O aparelho é para medir o nível de glicose no sangue, o que deve ser feito duas vezes por dia. Se a taxa estiver baixa, o paciente precisa recorrer a dieta. Se estiver alta, é preciso tomar insulina, para regular a taxa de glicose no sangue.
Defeito no aparelho
Caso dê defeito em algum aparelho recebido pelo paciente, ele deve procurar a unidade de saúde.
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar