“Olho Digital”: mais câmeras em Cariacica para prevenção e combate à violência
Por Marketing, postado em 08/05/2013

Projeto “Olho Digital”, do Governo do Estado, teve convênio assinado nesta quarta-feira (8), no Palácio Anchieta.FOTO: Semco / Lucas Calazans
Cariacica ganhará 100 câmeras de videomonitoramento na prevenção e combate à violência urbana. É o projeto “Olho Digital”, do Governo do Estado do Espírito Santo, cujo convênio foi assinado na tarde desta quarta-feira (8), em cerimônia no Palácio Anchieta, Vitória. O evento contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, prefeitos dos municípios contemplados e representantes da área de segurança pública. O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, também estava presente.
A ação do governo estadual contemplou 16 municípios com altos índices de violência. Ao todo, serão distribuídas 1.000 câmeras entre eles. Na parceria, o Estado fornece toda a estrutura de videomonitoramento, além de capacitar os responsáveis pelo manejo das câmeras. Em contrapartida, a prefeitura deverá disponibilizar espaço físico e ainda pessoal necessário para utilizar os equipamentos. Assim que for publicado em Diário Oficial, o município terá um prazo de 180 dias para que a estrutura comece a funcionar. O investimento total foi de mais de R$ 40 milhões.
O governador Renato Casagrande disse que não é mais possível atribuir responsabilidade sobre segurança apenas ao Estado. “A prevenção e o combate à violência devem ser atribuição de todos os níveis, seja pelo Estado, pelas prefeituras e também pelas famílias, que possuem também um papel fundamental na construção de uma cultura de paz”, reforçou.
O prefeito Juninho elogiou a iniciativa do governo estadual e disse que a filosofia da prefeitura coincide com o pensamento do governador. “A união é necessária para combater a violência. Essa parceria fortalece o compromisso tanto do município quanto do Estado em preservar as vidas e nos respalda a continuarmos a busca incansável de melhorar a vida dos munícipes”, declarou.
Pontos de instalação
O secretário municipal de Cidadania e Trabalho, Paulo Roberto de Oliveira, presente no evento, adiantou que os pontos de instalação das novas câmeras são definidos mediante estudos e pesquisa entre prefeitura e Polícia Militar. “Nós, inicialmente, daremos prioridade às regiões dos bairros Vila Capixaba, Campo Grande, Cariacica Sede, Grande Castelo Branco, Santana e Cruzeiro do Sul”, informou. Ele pontuou que esses locais são os que fornecem mais ocorrências ligadas à crimes e distúrbios sociais. A instalação será intensificada ao longo do segundo semestre e trará reforço à atual central de videomonitoramento de Cariacica. Com nove câmeras, e instalada na sede da Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit), está desativada desde março deste ano por falta de estrutura e pessoal capacitado desde a inauguração, no fim de 2012, na antiga administração.
Informações Adicionais:
Texto: Marcelo Pereira