Alunos lançam foguetes: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica mobiliza escola
Por Marketing, postado em 07/05/2013
Cerca de 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Laurinda Pereira Nascimento, do bairro Vila Graúna, estão participando da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a qual também hospeda a página da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). A competição é nacional e reúne a confecção de foguetes, feitos pelos próprios participantes, e uma prova sobre astronomia, a ser aplicada nesta sexta-feira (10).
Esta é a primeira vez que a Emef participa e, segundo a organizadora, a professora Dulcelena Maria Zanotti, o envolvimento dos alunos, que são do 5º ano, foi surpreendente. “Abracei o projeto com a ajuda de mais dois professores, o Robson Cordeiro e a Rúbia Firme. Todos os participantes estão entusiasmados. Além das oficinas que fazemos durante a semana, eles pesquisam curiosidades sobre o assunto em casa e trazem para sala de aula”, comentou.
Lançamento de foguetes
Desde o mês de março, os professores da Emef estão trabalhando com os alunos oficinas sobre os assuntos que cairão na prova, que envolve, principalmente, o sistema solar. Aulas práticas também foram dadas aos alunos como forma de fixar os conteúdos estudados. Os foguetes confeccionados na escola pelos próprios alunos serão lançados nesta quarta-feira (7) e medem cerca de 30 centímetros. Segundo o professor, Robson Cordeiro, os materiais utilizados foram cartolina, papel A4 e fita adesiva colorida. O requisito para obter uma boa colocação é a distância atingida pelo foguete ao ser lançado.
OPA
Paralelo às atividades da OBA, foi criada pela escola a Olimpíada para Passar de Ano (OPA), aberta aos alunos que não quiseram participar da OBA. A OPA funciona como um reforço escolar que, ao final, tem o mesmo objetivo da outra olimpíada: atingir o conhecimento e estender o aprendizado. Cerca de 20 alunos estão participando da OPA e farão a prova também na sexta-feira (10). Estes alunos, como os que estão participando da OBA, serão premiados pela escola, como forma de reconhecimento e prestígio. A premiação dos alunos que participam da OBA será feita pela comissão organizadora do evento da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
OBA
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) já está em sua XVI edição e é aberta a participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem, preferencialmente, participar voluntariamente. A Mobfog também tem uma única fase, ocorre na própria escola e pode ser realizada até o dia 10 de maio deste ano. Consiste no lançamento de foguetes confeccionados pelos alunos.
Emef Laurinda Pereira Nascimento prepara atividades da OBA
Galeria de imagens
Divulgação
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon