Projeto paisagístico pretende promover o ecoturismo no município
Por Marketing, postado em 02/05/2013
Promover o ecoturismo no município, despertando o interesse pelo meio ambiente e a cultura local, resgatando tradições do período colonial. Esse é o objetivo do projeto “São João de Carijesica”, desenvolvido pelo paisagista, técnico em meio ambiente e educador ambiental Geraldo Miranda Júnior.
A pesquisa que embasa o projeto foi feita com os alunos do curso de Jardinagem e Paisagismo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) e prevê a catalogação da espécie Cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta), com herbário fotográfico, material botânico e classificação científica da trepadeira.
Sugestão à Câmara de Vereadores
“Estamos sugerindo à Câmara de Vereadores que torne o Cipó-de-são-joão a flor símbolo de Cariacica, já que a espécie é bastante encontrada no município e pelo fato de São João ser o padroeiro da cidade”, explica o paisagista.
Conheça mais detalhes na entrevista abaixo.
Qual a relação da planta com Cariacica?
Na busca de realizar um resgate cultural para o projeto, fiz uma pesquisa semiestruturada com moradores antigos do município para conhecer como eram as regiões em relação à fauna, flora e manguezal. Em uma das entrevistas, um morador contou sobre uma flor apelidada como “Chama de fogo”, que é o Cipó-de-são-joão, muito comum em Cariacica.
Sua floração é de grande abundância nos meses de junho a novembro. E suas flores eram usadas para enfeitar andores, altares e igrejas. Também eram muito usadas para enfeitar arcos para cortejos de procissões nos bairros e, principalmente, no dia de São João, padroeiro do município. As flores também eram usadas em momentos fúnebres. As pessoas colhiam as flores para enfeitar o caixão, fazer coroa, pois era fácil encontrá-las pelo caminho.
Você descobriu alguma história interessante?
Nos casamentos, as noivas faziam buquês e arranjos de mesa. Elas acreditavam que a flor, por ser alaranjada, era símbolo da “felicidade e da prosperidade”.
E as festas juninas?
Com a pesquisa junto aos moradores antigos, descobri que a flor fazia parte da formação cultural das comunidades ribeirinhas. Naquela época, era muito comum colher flores silvestres para ornamentação de quermesses, ruas, igrejas e outros.
- Viveiro municipal
Como o projeto pretende fomentar o ecoturismo?
A ideia é tornar a flor Cipó-de-são-joão símbolo do município e, assim, incentivar o cultivo da espécie. A partir disso, pode-se criar um viveiro municipal com potencial turístico, como o APA Mochuara e o Parque Natural do Rio Itanguá. Fala-se hoje em sustentabilidade, ecoturismo e Cariacica tem uma região rural muito rica e propícia a isso.
Uma curiosidade: por que o nome Carijesica?
É a expressão “Cariacica” na língua Tupi, Kari + Jesika, que significa “branco que se achega”.
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Evandro Costalonga