Escolas da rede municipal com atendimento odontológico

Unidade Móvel presta atendimento odontológico na Emef Hilda Scarpino, em Porto Novo.FOTO: Semco / Claudio Postay

Unidade Móvel presta atendimento odontológico na Emef Hilda Scarpino, em Porto Novo.FOTO: Semco / Claudio Postay


Os alunos da Rede Municipal de Ensino receberão atendimento odontológico preventivo, educacional e curativo na própria escola. O início das atividades da Unidade Móvel Odontológica está sendo nesta quinta-feira (2), na Emef Hilda Scarpino, em Porto Novo, onde deve permanecer até o término dos atendimentos, previsto para o dia 10 próximo.


Trata-se do programa "Cariacica Sorrindo Mais", que tem por objetivo criar uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, para melhorar a saúde desses estudantes. Por meio dele, serão realizadas diversas atividades, como visitas regulares do cirurgião dentista para realizar ações preventivas e educativas, palestras, escovação supervisionada, revelação de placa e levantamento epidemiológico.


De acordo com a necessidade, será realizado, na própria escola, ou na Unidade Móvel, o atendimento odontológico curativo, com tratamento restaurador atraumático, aplicação de selante, profilaxia, aplicação de flúor, exodontia, restaurações, raspagens e alisamentos radiculares, prescrição de medicamentos, entre outros. Quando necessário, os alunos serão encaminhados para serviços especializados.


Farão parte da equipe do projeto: um cirurgião dentista na escola, que irá detectar a necessidade de tratamento desses alunos; dois cirurgiões dentistas, que atuarão na Unidade Móvel; e um auxiliar de saúde bucal, que fará visitas regulares às unidades de ensino.


Cronograma


O cronograma de atividades será definido em conjunto, de acordo com as necessidades e especificidades de cada unidade escolar. As atividades serão desenvolvidas ao longo de todo o ano, sendo priorizados os meses de férias e de recesso escolar para o planejamento e a capacitação dos profissionais do programa.


Funcionamento


O foco da ação será o atendimento das demandas apresentadas nas unidades escolares. Elas serão identificadas e caracterizadas, em um primeiro momento, pelo cirurgião dentista do Programa Escolar, que deverá adotar as providências e os encaminhamentos devidos, conforme a especificidade da situação.


Em um segundo momento, as demandas levantadas serão atendidas pelos profissionais da Unidade Móvel, por meio das visitas regulares, ou encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde.


Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Evandro Costalonga