Área do antigo Clube Nacional está sendo limpa

As piscinas com água parada estão sendo aterradas para prevenir a dengue.FOTO: Semco / Claudio Postay

As piscinas com água parada estão sendo aterradas para prevenir a dengue.FOTO: Semco / Claudio Postay


A secretaria de Serviços e Trânsito (Semset), iniciou a limpeza da área do antigo Clube Nacional. O terreno foi desapropriado pela secretaria de Educação (Seme). O serviço começou na segunda-feira (29) e o objetivo é preparar a área, no bairro São Francisco, para receber algum projeto que beneficie a população. A limpeza está sendo feita com auxílio de um caminhão sugador, duas caçambas e dois tratores. Uma das piscinas do local já foi aterrada. A outra, foi esvaziada para ser aterrada, também. A intenção é demolir a área do clube, exceto a parte onde ainda residem algumas famílias, até que elas sejam encaminhadas para casas populares.


Combate a focos de dengue


A aplicação de larvicida também foi feita pela secretaria de Saúde (Semus), na área do clube, para eliminar os focos de dengue. O terreno, que agora pertence à Seme, está em fase de avaliação. Futuramente, receberá algum projeto que atenda ás necessidades da comunidade. Segundo o secretário da Semset, Wellinghton Nascimento de Lima, o professor Elinho, o processo de desapropriação está na justiça desde 2001. “Mais do que devolver uma área ao município, estamos resolvendo uma questão de saúde pública. Aqui, tínhamos muito focos do mosquito da dengue. Algumas pessoas do bairro já pegaram a doença. O local também estava sendo ponto de comercialização de drogas e prostituição”, comentou.


O secretário disse, ainda, que a própria população do entorno do antigo clube, e as famílias que residem inadequadamente no local, pediram a intervenção e a ajuda da prefeitura para a realização de limpeza, com a finalidade de trazer mais tranquilidade aos moradores.


Famílias


clubenacional22


 

O local abriga algumas famílias que serão beneficiadas com o Projeto "Cariacica Nossa Casa", que promove a remoção de famílias de áreas de risco e as instala em imóveis adequados e seguros. Estas famílias serão levadas para as casas populares no bairro Padre Gabriel III, que estão em fase de término.


 Os moradores em situação inadequada de moradia na área do antigo Clube Nacional esperam a mudança para as casas populares do bairro Padre Gabriel. Sirley Costa, que reside no local há 5 anos, acha ótima a ajuda que as famílias irão receber. “Antes era mais perigoso, sim. Agora, está um pouco mais tranquilo. Mas não vemos a hora de sair daqui. Como não temos condições, a ajuda da prefeitura veio em boa hora”, falou.

 

Limpeza da área do antigo Clube Nacional


Galeria de imagens


Semco/Claudio Postay




Informações Adicionais:

Texto: Lorena Zanon

Jornalista responsável: Evandro Costalonga