Cariacica terá Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Por Marketing, postado em 30/04/2013

Centro de Especialidades Odontológicas funcionará no PA do Trevo, em Alto Lage.FOTO: Semco / Lucas Calazans
Tratamento de canal, cirurgia oral, prótese total, serviço especializado em periodontia e endodontia; atendimento de pacientes com necessidades especiais, diagnóstico precoce de câncer de boca e odontopediatria. Estes são exemplos dos serviços que serão prestados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Cariacica, que terá capacidade de atender 100 pacientes por dia, por meio da atuação de 22 dentistas.
Ao todo, serão cinco consultórios odontológicos, sendo um específico para atender as situações de emergência. Além disso, dentro do CEO haverá, ainda, o Centro de Radiologia Odontológica Municipal, com o primeiro raio x panorâmico do Espírito Santo direcionado para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Agilidade
O Centro será a solução de vários problemas no município, permitindo mais agilidade no tratamento dentário e a assistência integral aos pacientes. A coordenadora de Saúde de Saúde Bucal da prefeitura, Silvania Correia, explica que “os serviços de periodontia e os atendimentos a pacientes com necessidades especiais, por exemplo, que atualmente dependem da estrutura do município de Vitória, serão integralmente realizados em Cariacica”.
Segundo semestre de 2013
A marcação de consultas no CEO será via regulação. Ou seja, o paciente irá até a unidade de saúde de seu bairro, e a unidade o encaminhará ao Centro. O CEO funcionará no PA do Trevo de Alto Lage, que, construído em parceria com o governo do Estado, será o maior do Espírito Santo. A previsão é que o PA esteja em pleno funcionamento no segundo semestre de 2013.
O Pronto Atendimento do Trevo tem 3.350 metros quadrados e terá capacidade de atendimento de 800 pessoas por dia, suprindo a demanda dos PAs de Itacibá e São João Batista. Nele haverá pediatra, cirurgião e clínico geral.
Histórico
A obra foi entregue inacabada pela administração passada, no fim de dezembro de 2012. O pronto atendimento precisa passar por adequações para ser inaugurado e oferecer serviços de qualidade plena para a população. Entre as intervenções, a equipe técnica da Secretaria de Saúde constatou que é necessário:
- Compra de mobiliário (mesas, cadeiras, monitores, respiradouro)
-Instalações para ar-comprimido e oxigênio próximas ao leito dos pacientes
- Instalação de linha telefônica e rede -de informática
- Instalação de gerador elétrico de emergência
- Adequação de estrutura física para a instalação e funcionamento do PA Infantil no primeiro pavimento
- Blindagem da sala de raio X e de imagem. Atualmente, ela não está baritada, ou seja, sem proteção contra radiação
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar e Marcelo Pereira
Jornalista responsável: Evandro Costalonga