Alunas da Escola do Campo são vice-campeãs do futsal feminino
Por Marketing, postado em 30/04/2013

Time feminino sob o comando do professor Rodrigo garantiu vice-campeonato no futsal entre 26 escolas.FOTO: Seme/Escola do Campo
Estreando os Jogos Escolares do Espírito Santo, etapa Cariacica, a Escola do Campo e Estação de Ciência Margarete Cruz Pereira, de Roda D’água, participou pela primeira vez da competição que já está em sua 30ª edição. E, como estreantes, as equipes não fizeram feio. Na modalidade de futsal feminino, as meninas foram vice-campeãs; e o masculino ficou em 5º lugar.
A competição esportiva, organizada pela secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), é a primeira que os alunos participam. Por ser localizada em uma área rural de Cariacica, é mais difícil incluir os alunos da escola em competições, mas a participação ativa dos estudantes e o bom desempenho, se revelou positiva, segundo o professor de Educação Física, Rodrigo Mendes, que vem trabalhando o esporte com os alunos.
Para estender ainda mais a questão do esporte para os alunos, o professor implantou, há cerca de um mês, o Projeto Esporte no Campo, que atualmente comtempla apenas o futsal (ao lado, equipe masculina de futsal, que conquistou o 5º lugar). Mas a intenção do professor é ampliar as atividades do Projeto para outras modalidades esportivas, como atletismo, xadrez e badminton (esporte semelhante ao tênis, praticado com raquete e uma peteca). Tudo isso contemplando o processo educativo interdisciplinar.
A diretora da escola, Mara Regina Miranda Martins, lembra que para a participação dos alunos nos projetos interdisciplinares é exigida sempre a disciplina em sala de aula.
Competição
Os Jogos Escolares do Espírito Santo aconteceram de 22 a 30 de abril, reunindo alunos de 26 escolas do município, incluindo escolas municipais, estaduais e particulares. Ao todo, foram 12 modalidades em disputa: futsal, handebol, voleibol, vôlei de areia, basquete, atletismo, tênis de mesa, natação, judô, taekwondo, judô e natação; divididas em duas modalidades (infantil, de 12 a 14 anos; e juvenil, de 15 a 17 anos). Os jogos foram disputados em quadras de diversas escolas, e os vencedores da etapa municipal serão os representantes de Cariacica nas etapas regional e estadual das Olimpíadas Escolares.
Escola do Campo
A Escola do Campo é a única escola rural em tempo integral de Cariacica e boa parte da alimentação dos alunos é retirada da horta que eles mesmos cuidam. Anexo à escola funciona o Observatório Astronômico de Cariacica, que atende escolas da rede municipal e particular. Além disso, recebe professores e pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A Escola do Campo e Estação de Ciência Margarete Cruz Pereira tem parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Reserva Duas Bocas e ArcelorMittal de Cariacica.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Evandro Costalonga