Vigilância Epidemiológica leva prevenção à dengue aos funcionários da ArcelorMittal

Estande dentro da empresa esclarece sobre a dengue para funcionários, seus familiares e prestadores de serviço.FOTO: Semco/Verônica Aguiar

Estande dentro da empresa esclarece sobre a dengue para funcionários, seus familiares e prestadores de serviço.FOTO: Semco/Verônica Aguiar


De terça (23) a sexta-feira (26), a equipe de Vigilância Epidemiológica do município participa da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), da ArcelorMittal de Cariacica. A equipe montou um estande com informações sobre a dengue, disponibilizado dentro da empresa, para funcionários, seus familiares e prestadores de serviço terceirizados. O objetivo do evento é reforçar os valores da empresa, como a saúde.


De acordo com a médica do trabalho, Rita Perim, no mês de março, as doenças infectocontagiosas foram as maiores responsáveis pelo afastamento de funcionários na ArcelorMittal de Cariacica. Entre as moléstias, a dengue foi a mais incidente. Para a gerente da Vigilância Epidemiológica da prefeitura esse é um dos fatores que demonstram como esse trabalho de prevenção é extremamente necessário.


No estande, além de orientar os funcionários sobre os cuidados a serem tomados, a equipe da Vigilância Epidemiológica explica como é desenvolvido o trabalho da Prefeitura em relação à Educação em Saúde, mostrando como é feita a conscientização sobre a dengue na comunidade. Além disso, foram entregues jogos educativos para estimular o interesse das crianças em aprender mais sobre o assunto.


“Essa ação ajuda a esclarecer as dúvidas para os funcionários poderem se prevenir de forma mais eficiente”, de acordo com o operador de forno elétrico, Franciano Firme, 25. Segundo Firme, durante o evento foi possível aprender como é feita a definição dos bairros prioritários para a passagem do carro-fumacê, a identificar o Aedes aegypti, entre outras informações.


Teatro


O público-alvo da Sipat pôde, ainda, prestigiar, se divertir e aprender com o teatro do Programa de Saúde e Mobilização Social (Pesmes). O líder da equipe da oficina de cilindro, na laminação, Laécio Costa, gostou da apresentação. Ele, a esposa e o filho, elogiaram a qualidade do trabalho do grupo teatral. O filho, Vinícios Nunes da Costa, considerou que a peça explica a importância de valorizar o local onde vivemos, e que uma das consequências dessa valorização é a prevenção de doenças. Já Katia Cristina da Costa gostou da linguagem: “Tudo é transmitido com muita clareza”, observou.



Ação da Vigilância Epidemiológica municipal na Sipat da ArcelorMittal


Galeria de imagens


Semco/Verônica Aguiar



Informações Adicionais:


Texto: Verônica Aguiar


Jornalista responsável: Evandro Costalonga