MP inaugura sede da promotoria ao lado da Prefeitura

Juninho: “Haverá uma parceria constante entre o trabalho do Executivo e a vigilância constante e a análise do Ministério Público".FOTO: Semco / Claudio Postay

Juninho: “Haverá uma parceria constante entre o trabalho do Executivo e a vigilância constante e a análise do Ministério Público".FOTO: Semco / Claudio Postay


O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) inaugurou a nova sede da promotoria do município, na manhã desta quinta-feira (25). A solenidade contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, do governador Renato Casagrande, do prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, seu secretariado, além de diversas outras autoridades, entre deputados estaduais, vereadores e membros do MPES. A nova sede da Promotoria de Justiça fica no Trevo de Alto Lage, ao lado da Prefeitura da cidade.


A pequena distância entre os dois prédios foi destacada por Juninho em sua saudação aos presentes. O prefeito diz que esta proximidade física reflete, acima de tudo, uma união institucional entre os Poderes. “Haverá uma parceria constante entre o trabalho do Executivo e a vigilância constante e a análise do Ministério Público. Além disso, não abriremos mão da liberdade investigativa do Ministério”, reforçou. Juninho se referia à Proposta de Emenda Constitucional (PEC 37/2011), que restringe o poder de investigação dos MPs de todo o País e que será votada no Congresso Nacional ainda neste semestre. “Essa PEC que tramita em Brasília é repudiada por nós”, frisou.


Juninho enfatizou que dentro desse espírito a favor da ação do Ministério Público, a Prefeitura está disposta a estruturar mais mecanismos de controle e transparência. Como foi o exemplo da implantação do Sistema de Integridade Municipal (SIM), disponível desde fevereiro, e que permite ao morador acompanhar as ações da atual administração através do site www.cariacica.es.gov.br.


Foi ainda lembrada pelo prefeito que a ideia da instalação da nova sede da promotoria no Trevo de Alto Lage é bem antiga. “Ainda nos anos 70, havia um projeto que transformaria este terreno na chamada Praça dos Três Poderes de Cariacica, no mandato de Vicente Santório. O tempo passou e temos o privilégio de encerrar um ciclo feito gradativamente. Conseguimos dar mais agilidade a todo esse processo. Isso significa avanço das instituições, também refletido em Cariacica”, finalizou.


Melhoria nas instalações de trabalho


A nova sede irá proporcionar aos cidadãos e aos membros, servidores e funcionários do MPES mais conforto e praticidade. O edifício tem seis andares, construídos em uma área de 3.580,22 metros quadrados. Dois pavimentos têm 54 vagas de estacionamento cobertas e um auditório de 120 m², com capacidade para 90 pessoas. A estrutura conta, ainda, com banheiros, central de cópias, dois elevadores e uma escada com antecâmara e portas corta-fogo. O sistema de climatização é do tipo VRF (fluxo de refrigeração variável), semelhante a um ar condicionado central, porém sem dutos. Outra inovação é um sistema de renovação forçada de ar dos ambientes, que se adequa às normas mais atuais.


Acessibilidade


inauguraMP2


O conceito da acessibilidade também é visível na construção, composta por rampas, escadas com largura estabelecida em norma, corredores com largura adequada, elevadores, sanitários e vagas exclusivas de estacionamento para pessoas com deficiência (PCD). O promotor de Justiça de Cariacica, Rogério Pestana, discursou, lembrando das melhorias recebidas pelos servidores com o novo endereço. Ele recordou quando a promotoria funcionava em um pequeno espaço, em Campo Grande. “Apesar das dificuldades, o corpo de promotores sempre se destacava com afinco no trabalho e no desempenho das funções do Ministério Público no município de Cariacica. Hoje, quem conquista é o povo da cidade, que terá um MP mais ágil e voltado para as suas demandas e necessidades”, opinou.


 

inauguraMP3


O procurador-geral de Justiça do Espírito Santo, Eder Pontes da Silva, reforçou esse diálogo entre poderes e a proximidade com a população. “A nova sede é a casa aberta para o povo de Cariacica”. Encerrando a cerimônia, o governador Renato Casagrande enfatizou a integração entre os Poderes. “Quem tem o poder de investigar deve, também, estar a par da realidade do governador, do prefeito e de um secretário. A população só tem a ganhar com os as instituições integradas. Essa união e harmonia entre os Poderes, aqui em Cariacica, também indica o pagamento de uma dívida que temos com a cidade. Passamos a marcar presença constante junto ao povo desta cidade”, finalizou.


 

Ministério Público inaugura sede da Promotoria, em Cariacica


Galeria de imagens


Semco/Claudio Postay




Informações Adicionais:

Texto: Marcelo Pereira

Jornalista responsável: Evandro Costalonga