Crianças do Cmei Benedito Ribeiro de Almeida declamam poema para os pais

Crianças declamam poema para os pais vestidas de personagens das histórias infantis.FOTO: Semco / Claudio Postay

Crianças declamam poema para os pais vestidas de personagens das histórias infantis.FOTO: Semco / Claudio Postay


Com a proposta de incentivo à leitura e à escrita, o Centro de Educação Infantil (Cmei), Benedito Ribeiro de Almeida, em Vale dos Reis, teve a ideia de fazer os livros cirandarem entre as crianças, para despertar o mais cedo possível o gosto pela leitura. É um projeto em que os alunos escolhem o livro, e os pais tem a missão de o ler para eles em casa, e ajudá-los a descobrir o mundo fascinante e mágico contido nas histórias infantis.


Com a meta de incluir os pais nesta vivência de leitura com as crianças, na última sexta-feira (26), os alunos do Cmei, declamaram para os pais o poema “Caixa mágica de surpresa”, de Elias José, vestidos de personagens das histórias infantis. O poema fala do livro de forma mágica, como se ele fosse uma caixa de surpresa, que diverte, traz alegria, faz rir, e o mais importante, traz conhecimento. A escolha do poema foi propor o universo da literatura contido nos livros.


O Cmei é pequeno. Conta com seis professoras para 60 alunos e segundo a pedagoga, Telma Nunes, o projeto de leitura por meio da ciranda de livros vai acontecer toda sexta-feira. “Toda sexta-feira os pequenos irão escolher o livro desejado, que será colocado na pasta deles e irá acompanhado de um roteiro de leitura, no qual os pais poderão se orientar na condução de alguma atividade em casa. Na semana seguinte, os alunos, com ajuda da professora, apresentarão para a turma, a história lida e as atividades desenvolvidas”, comentou.


cmeibenedito2


Luzia Helmer da Rocha, mãe do aluno Ailton Helmer, de cinco anos e que participou da atividade, achou ótima a ideia do projeto de leitura com as crianças. Até o irmão mais velho, Cleiton Helmer, veio prestigiar o pequeno. “Eu já lia com meu filho em casa. Mas com esta iniciativa, acho que ele vai ter mais vontade de descobrir o mundo da literatura e se tornar um grande leitor no futuro”, falou.


Para fechar a apresentação, uma professora tocou violão e várias músicas foram cantadas pelos próprios alunos com ajuda das professoras.


 

 

Declamação de poema no Cmei Benedito Ribeiro de Almeida, em Vale dos Reis


Galeria de imagens


Semco/Claudio Postay



Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Evandro Costalonga