Moradores de Nova Rosa da Penha recebem o mapa do bairro com nova numeração das casas

O serviço de numeração das residências do bairro Nova Rosa da Penha foi concluído. Para simbolizar o fim de mais uma etapa do Programa de Organização Territorial (POT), a presidente da Associação dos Moradores, Odirlea de Souza Lucas Ferreira, recebeu das mãos do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o mapa do bairro com o nome das ruas e a numeração das casas.


Em Nova Rosa da Penha, havia residências sem número, com número repetido ou desordenado. Odirlea observa que o serviço trouxe mais dignidade à comunidade. “O número representa a sua residência. Você precisa dele para informar seu endereço, para receber correspondências, entre outros fatores", destacou.




secretário

Secretário da Semdur, Cláudio Denicoli, fala sobre o Programa de Organização Territorial


O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdur), Cláudio Denicoli, sinalizou outros ganhos para a comunidade por causa desse serviço. “Com essa numeração, as pessoas terão mais qualidade de vida. Ela valoriza o bairro, os imóveis e o sentimento de cidadania dos moradores”, enfatizou.




moradora

Geralda Inês Breder já comprou os números novos para colocar em sua residência


Benefício que chegou em boa hora para a artesã Geralda Inês Breder, 53 anos. Ela mora na rua 63 e sua casa tinha o mesma numeração que a da vizinha. “As correspondências eram trocadas. Como minha vizinha não sabia ler, levava tempo até ela perceber e refazer a troca. Agora, meu número é diferente. Não vou mais ter esse problema. Estou satisfeita. Já até comprei o número novo. Quero colocá-lo logo”, comemorou.


O prefeito ressaltou que o momento é de reflexão e propôs mais diálogo com a comunidade. “A partir da atuação do POT, todas as correspondências serão entregues de maneira rápida e correta na casa de cada um, representando um salto de qualidade de vida e ganho de cidadania",  ressaltou.


Com o registro da nova numeração, os proprietários, a partir da comunicação feita pela Semdur, terão 90 dias para trocar os números antigos pelos novos.


CIPOT

O Programa de Organização Territorial (POT) é realizado em todo o município. Para isso, foi criada a Comissão de Implantação da Identificação dos Imóveis (CIPOT), que atua aos sábados, pintando em casa por casa o número atribuído. Até o momento, cada membro trabalhou durante 26 sábados. Foram atribuídos 8328 mil números, o que totaliza 6,15% do total de residências/lotes do município (aproximadamente 140 mil). Sete bairros já foram contemplados. Além de Nova Rosa, o serviço já foi concluído em Vila Merlo e Operário.  Está em andamento em Nova Campo Grande, Sotelândia ,Jardim Botânico e Cariacica Sede .


Entenda

O Programa de Organização Territorial (POT) teve início em 2008. Por meio da primeira etapa (2008-2011), Cariacica restringiu o número de bairros a 100. Anteriormente, havia informações desencontradas sobre o assunto, com números diferentes apresentados pelo Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases), Prefeitura e Câmara Municipal. Houve ainda a adequação da delimitação das Regiões Administrativas à estrutura urbana do município para facilitar a implementação de políticas públicas, entre outras mudanças.


Na segunda fase, que é a atual, foi contratada uma empresa para execução de serviços técnicos especializados em geoprocessamento para fazer o levantamento dos logradouros públicos. Também foi feira a definição dos nomes das ruas para emplacamento e sinalização, elaboração de metodologia e numeração dos imóveis, entre outras ações. Um dos objetivos da iniciativa é facilitar a localização dos endereços no município.