Serviço de negociação de dívidas no Procon municipal é modelo na Grande Vitória

Acordos entre credor e consumidor são intermediados pelo Procon e demoram, em média, 40 minutos.FOTO:  Divulgação

Acordos entre credor e consumidor são intermediados pelo Procon e demoram, em média, 40 minutos.FOTO: Divulgação


O Procon de Cariacica é destaque entre os órgãos de defesa ao consumidor da Grande Vitória, por ser o único agente público a desenvolver uma negociação entre o credor e o consumidor endividado. A gestão do Núcleo de Tratamento de Dívidas, criado em 2011, já está servindo de modelo para outros municípios.


O Núcleo de Tratamento de Dívidas funciona ajudando os consumidores endividados, que não têm possibilidade de arcar com os seus débitos sem prejudicar o próprio sustento e o de sua família. Os diálogos entre credor e consumidor são intermediados pelo órgão e demoram, em média, 40 minutos. O próprio Procon marca a audiência. O consumidor agenda um horário de atendimento, traz os documentos, preenche uma ficha sócioeconômica e relata o motivo do endividamento. Com a ficha em mãos é feita a negociação junto aos fornecedores por telefone. Se não houver êxito, é marcada audiência de conciliação entre as partes.


Para a coordenadora executiva de Proteção e Defesa do Consumidor municipal, Thaiz de Sousa, a negociação entre as partes (credor e consumidor) é bem positiva. “A negociação é excelente. A empresa que não tem expectativa de receber, consegue receber; e a pessoa endividada consegue arcar com suas dívidas e voltar a ter uma vida normal”, declarou.


Atendimento


No ano passado, foram atendidas pelo Núcleo de Tratamento de Dívidas, aproximadamente 450 pessoas. E só neste ano, foram orientadas cerca de 120 pessoas.


Documentação necessária:


- Cópia da carteira de identidade;
- Cópia do CPF;
- Cópia do comprovante de renda;
- Cópia dos documentos demonstrativos das dívidas.


Procon Cariacica


Endereço: Rua Francisco Alves, nº 23, Campo Grande
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Telefone: 3346-6307


Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Evandro Costalonga