Esporte Clube Brasil completa 99 anos com trabalho nas categorias de base

Audiência pública deverá discutir com a comunidade melhorias no campo e reativar a sede social do clube.FOTO:  Divulgação

Audiência pública deverá discutir com a comunidade melhorias no campo e reativar a sede social do clube.FOTO: Divulgação


Referência no futebol de várzea de Cariacica, em seus tempos áureos, o time adulto chegou a fazer frente a times tradicionais do Espírito Santo, como a Desportiva e o Rio Branco. A história do Esporte Clube Brasil de Cariacica começou em 21 de abril de 1914. No último domingo, o clube completou 99 anos de fundação.


O evento comemorativo, em Cariacica Sede, reuniu os times das categorias sub-10, sub-11, sub-13, sub-14 e sub-16 do Brasil contra as equipes do Rio Branco. O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, esteve no local e prestigiou a garotada. Cerca de 220 crianças são atendidas pelo projeto social coordenado por Ivo Brandão.


De acordo com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Délio, que também prestigiou a comemoração, o prefeito está disposto, por meio de audiência pública, a discutir junto à comunidade como promover melhorias no campo e reativar a sede social do Brasil. “Logo quando o clube surgiu, e por muitos anos depois, o clube era a diversão das pessoas. Além do futebol, a sede social era palco de grandes bailes”, contou o secretário, que prevê a realização da audiência pública até o fim de maio.


Hoje, a sede social está desativada e o campo, chamado Estádio Eráclides Gonçalves, em homenagem a um antigo morador de Cariacica Sede, reduto do clube, precisa de melhorias de estrutura e no gramado. Mesmo assim, o trabalho de base desenvolvido no local revela jogadores para diversos times do Espírito Santo, como a Desportiva, o Vitória, o Rio Branco e outros.


“A garotada que treina lá é cobrada quanto à frequência e ao rendimento escolar. Elas precisam tirar boas notas para continuarem jogando. Isso disciplina a criança pelo esporte”, avaliou Délio.


O Esporte Clube Brasil é tricampeão cariciquense (1980, 1981 e 1995). Entre os personagens mais marcantes da história do time, são lembrados os lendários filhos de dona Adília: Pitunga, o arqueiro de aço; Delson, o clássico; e Dagmar, o centroavante matador. A galeria de ídolos conta, ainda, com Fumanchu e seu chute atômico; Zé Elias; Guina; Nando; Cotoco; Coío e Miguel pé de bumerangue.


Ilustres


O alvinegro também tem lá seus históricos cartolas, como Adibio e Renatinho. E a figura, talvez a mais ilustre, chamada José Garcia dos Santos, que tantos talentos revelou. Ele é tido como um dos mentores do treinador brasileiro Telê Santana.



99 anos do Esporte Clube Brasil


Galeria de imagens


Divulgação



Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Evandro Costalonga