Escolas promovem atividades no Dia Internacional do Livro

Alunos do 2º ano matutino criaram a capa do livro, feita de formas geométricas, da obra Sítio do Picapau Amarelo.FOTO:Seme/Divulgação

Alunos do 2º ano matutino criaram a capa do livro, feita de formas geométricas, da obra Sítio do Picapau Amarelo.FOTO:Seme/Divulgação


Sabendo da importância e da necessidade de despertar o hábito da leitura, escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) e centros de educação infantil (Cmeis) do município, desenvolvem projetos de leitura nas escolas. Nesta terça-feira (23), dia em que se comemora o Dia Internacional do Livro, algumas escolas ministraram atividades especiais voltadas à data.


Na Emef Ferdinando Santório, em Vila Capixaba, alunos do 3º ano vespertino, confeccionaram um livro sobre a biografia, obras e personagens criados por Monteiro Lobato. Alunos do 2º ano matutino criaram a capa do livro, feita de formas geométricas, da obra Sítio do Picapau Amarelo. A turma do 5º ano vespertino, dividida em grupos diferentes, criaram cada grupo um cartaz com temas sobre o autor, precursor da literatura infantil no país.


Segundo a coordenadora Esteila Carareto Rangel, no início do ano, foi feito um planejamento com os professores para que eles desenvolvessem ao longo do ano, atividades que auxiliem no desenvolvimento e aprendizado das crianças. “Nossos professores têm seguido de forma bem criativa no desenvolvimento de atividades com os alunos. Temos também um jornal, feito por eles, que documentará as atividades que estão fazendo”, declarou.


O Cmei Benedito Ribeiro de Almeida, em Vale dos Reis, que ministrou a contação de histórias das obras de Monteiro Lobato do Dia Nacional do Livro, celebrado na última quinta-feira (18), está preparando para esta sexta-feira (26), uma apresentação para os pais, com poemas criados pelos alunos com a ajuda dos professores. Esta ação está sendo desenvolvida em comemoração ao Dia Internacional do Livro.


Bibliotecas


Atualmente, o município tem em funcionamento 41 bibliotecas na rede municipal, e conta com 36 bibliotecários e 25 agentes administrativos atuando nas bibliotecas.


Dia Internacional do Livro


O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais foi instituído em 1995, pela Unesco – organização voltada para a Educação, Ciência e Cultura-, que integra a Organização das Nações Unidas. A escolha da data não foi aleatória: 23 de abril é a data em que morreram Cervantes e Shakespeare, dois destaques da literatura universal. O dia foi instituído para estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual (direito sobre a criação de obras científicas, artísticas e literárias).


O Dia do Livro é, portanto, uma oportunidade de render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, motivar a descoberta do prazer da leitura e reconhecer a contribuição dos escritores para o progresso social e cultural.


Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Evandro Costalonga