Centro de Dermatologia deve acabar com fila de espera em Cariacica

O Centro atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e começou a funcionar no dia 9 de abril.FOTO: Semco / Lucas Calazans

O Centro atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e começou a funcionar no dia 9 de abril.FOTO: Semco / Lucas Calazans


Cariacica recebeu este mês, o Centro de Referência em Dermatologia do Estado. A novidade é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Pele Saudável, uma instituição sem fins lucrativos, que leva atendimento na área dermatológica às pessoas de baixa renda.


O Centro atende aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e começou a funcionar no dia 9 de abril, em fase de adaptação. Sua sede é na Unidade de Saúde (US) de Jardim América, onde funcionam quatro consultórios, com 25 profissionais, em diversas áreas.


A supervisora da US, Silvana Lube, explica que, inicialmente, estão disponíveis consultas ambulatoriais, agendamento de biopsia e pequenas cirurgias. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM – ES) e diretor da Associação Pele Saudável, Aloizio Faria, já está em fase de instalação a sala de cirurgia, com início das atividades previsto para 30 dias.


No Centro, serão prestados os serviços de dermatologia cirúrgica e clínica, no turno vespertino, das 13h às 17h. Nesta fase inicial, é atendida uma média de 40 pacientes por dia. A meta é que, no segundo semestre de 2013, sejam realizados de 80 a 100 atendimentos diários.


Entenda o convênio com a Associação Pele Saudável


O município cede as instalações, marca consultas e presta os serviços de secretaria. A associação entra com a remuneração dos profissionais, os equipamentos e os materiais de consumo.


Associação Pele Saudável


A Associação Pele Saudável trabalha sob duas missões que são: “Fornecer, gratuitamente, a pessoas de baixa renda, a mais alta qualidade técnica e cientifica na área da dermatologia”; e “Promover instrumentalização a nível de formação em pós-graduação para médicos”.


Pós-graduação


A associação mantém um curso de pós-graduação com especialização lato sensu, que é desenvolvido no Centro de Referência. Ao todo, são 22 médicos atendendo. Dois deles são especializados em dermatologia. O restante, são estudantes de pós-graduação, que atuam com auxílio dos profissionais especialistas.


O secretário municipal de Saúde, Nilson Mesquita Filho, tem a expectativa de que, com essa parceria, seja zerada a demanda por consultas dermatológicas. Segundo ele, esse tipo de atendimento é demandado por mais de 1.200 pessoas, que serão beneficiadas.


dermato2


 

Já o médico Henrique Ramos Ballista, que está fazendo a pós-graduação, lembra que, além da questão do atendimento à população, o Centro será um instrumento de aprendizagem, a fim de formar bons profissionais. Este curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Para ingressar, é preciso prestar um exame, que é feito a cada seis meses. O curso tem a duração inicial de dois anos, com a possibilidade de uma superespecialização por mais 12 meses.


 

 

Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Evandro Costalonga