Mobilização de prevenção a doenças em Campo Grande nesta sexta-feira (19)

Ação de prevenção a doenças ganhou as ruas de Campo Grande.FOTO: Semco / Lucas Calazans

Ação de prevenção a doenças ganhou as ruas de Campo Grande.FOTO: Semco / Lucas Calazans


Nesta sexta-feira (19) foi realizada uma ação de combate à dengue, em Campo Grande. A mobilização envolveu, ainda, outros serviços, como vacinação contra a gripe e o tétano, teatro educativo sobre dengue, leptospirose e raiva; orientação sobre educação ambiental para crianças; conscientização sobre a existência e os serviços do Comitê de Prevenção de Desastres Naturais e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).


A mobilização foi promovida por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Cidadania e Trabalho (Semcit); de Governo (Semge); de Saúde (Semus); de Serviços e Trânsito (Semset); de Comunicação (Semco) e de Educação (Seme). Os agentes de Saúde Ambiental e os colaboradores de cada secretaria se reuniram na pracinha de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira, para saírem pelo bairro distribuindo panfletos, informando a população.


 

Focos nas residências


cgrande4


 

Os Agentes de Saúde fizeram a busca de focos da dengue nas residências. No prédio de Jacilda Mendonça dos Santos, cujo marido está com a doença, o foco foi encontrado na garagem, em um ralo inativo. Sua vizinha de apartamento, a professora Roberta Mendonça dos Santos, ficou preocupada. “Moro aqui há cinco anos e nunca poderia imaginar que fosse achar um foco nesse local”, afirma. A Vigilância Epidemiológica colocou larvicida no ralo inativo e orientou os moradores sobre os procedimentos a serem adotados.


 

 

Teatro na escola


cgrande3


Paralelamente à ação nas residências, no Cmei Jesus Menino foi realizada uma apresentação teatral com o grupo do Programa de Saúde e Mobilização Social (Pesmes). As crianças ficaram atentas e mostraram claramente que já compreendem a importância da prevenção. A professora Fátima Braga, 33, explica que com teatro é mais fácil as crianças aprenderem a se prevenir contra a dengue. “Os estudantes aprendem e propagam as informações contando para os pais o que foi vivenciado na escola”, diz. Gilmar Thadeu Pastori conta que seu filho Matheus, de cinco anos, tem levado para a família as lições aprendidas em sala de aula. “Nós fomos para Guarapari. Lá, o Matheus foi para a casa da tia dele. Na residência, que está em reforma, ele viu alguns recipientes com água parada e falou logo: “Tia, isso não pode. Dá dengue”. E a tia ouviu o sobrinho e tirou a água dos recipientes.


 

Secretaria de Serviços


O Secretário de Serviços e Trânsito, Wellinghton Nascimento de Lima, o professor Elinho, disse que foram usados na ação, carros sugadores, desobstruindo as bocas de lobo do bairro, e o serviço Papa-Móveis, para recolher os móveis velhos descartados pela população.


Vacinação


cgrande2


 

Na pracinha principal do bairro, foram realizadas as vacinações contra a gripe. O aposentado Filipe Antônio dos Santos, 89, aproveitou a oportunidade e se vacinou. “Toda semana estou em Campo Grande e a vacinação aqui na pracinha facilita o acesso”, afirma.


 

 

 

Ação de prevenção a doenças, em Campo Grande


Galeria de imagens


Semco/Lucas Calazans



Informações Adicionais:


Texto: Verônica Aguiar


Jornalista responsável: Evandro Costalonga