Gerência da Mulher faz palestra para policiais sobre atendimento a vítimas de violência
Por Marketing, postado em 16/04/2013
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Até quinta-feira (18), Gedim faz palestra para policiais do 7º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Tucum.FOTO: Semco / Lucas Calazans
O primeiro atendimento a mulheres vítimas de violência é um dos mais importantes para o rompimento do ciclo no qual elas estão inseridas. Até quinta-feira (18), a equipe da gerência dos Direitos da Mulher (Gedim), da secretaria municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit), ministra palestras para policiais do 7º Batalhão da Polícia Militar, em Tucum, Cariacica.
O foco é a orientação aos policiais. A equipe da Gedim vem destacando a importância de, nos atedimentos de ocorrências, realizar uma escuta ativa, atenta, profissional e observadora nos casos de violência contra mulheres; preencher de forma completa a ficha de ocorrência, incluindo caracterização do agressor; garantir proteção policial e encaminhamento da agredida, do agressor e de testemunhas à delegacia; encaminhar a mulher à instituição de saúde (PA ou hospital).
“Diuturnamente, atendemos ocorrências de mulheres que são vítimas de agressões físicas por maridos, companheiros, namorados ou ex. Estamos aprendendo hoje, aqui, que há outros departamentos, além da delegacia, que prestam serviços a essas mulheres e que atendem. Inclusive, casos em que não houve, ainda, agressão física. Isso só vem acrescentar ao nosso trabalho”, avaliou o sargento Carvalho.
De acordo com o policial, as ocorrências de mulheres vítimas de agressão são constantes. A delegacia da Mulher tem uma média de 30 atendimentos por dia. Os períodos de maior incidência de crimes contra as mulheres são a noite; e nos fins de semana.
Álcool e entorpecentes
Os fatores que, comumente, estão envolvidos em casos de violência contra a mulher são consumo abusivo de álcool ou entorpecentes. “Nada justifica uma agressão, ainda mais em casos quando a vítima não tem como se defender. Já atendemos casos em que foi necessário chamar reforços para conter um homem que estava quebrando todas as coisas dentro de casa, depois de agredir a mulher. Ele estava transtornado pelo uso de alguma substância entorpecente”, lembrou.
Atuação da Gedim
Sensibilizar os policiais para seu papel na retirada de mulheres vítimas de agressão do ciclo da violência. Esse é o principal objetivo da ação da Gedim, segundo a gerente Tamara Rodrigues (à direita, na foto). “Estamos aqui para estreitar informações e sensibilizar esses policiais sobre a importância do trabalho deles. É necessário que eles entendam o quanto é difícil para as mulheres saírem desse ciclo porque elas estão dentro dele há muito tempo. Tudo começa com humilhações, xingamentos, ataques à autoestima dessas mulheres. A agressão é um dos últimos estágios antes do homicídio”, ressaltou.
A gerente contou ainda que é comum as mulheres terem medo de denunciar os agressores. “Há casos em que a mulher precisa sair de casa, ir para um abrigo ou mesmo mudar de estado para se ver livre do agressor”, disse.
O papel da Gedim é acompanhar essa vítima, com atendimento psicológico e jurídico, inclusive. A gerência também aposta na capacitação das mulheres para o mercado de trabalho como uma forma de restabelecimento da autoestima delas e da conquista de independência.
Serviço
Secretaria de Cidadania e Trabalho – Gerência dos Direitos da Mulher
Onde: Rodovia José Sette, ao lado do Terminal de Itacibá.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Telefone: 3226-5488.
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Evandro Costalonga