Taxistas de Cariacica recebem capacitação de atendimento ao cliente

Taxitas durante capacitação: (acima) secretário de Serviços e Trânsito, professor Elinho, fala da importância de melhorar o atendimento ao cliente.FOTO: Semco / Claudio Postay

Taxitas durante capacitação: (acima) secretário de Serviços e Trânsito, professor Elinho, fala da importância de melhorar o atendimento ao cliente.FOTO: Semco / Claudio Postay


Nesta segunda-feira (15), cerca de 360 taxistas participaram do “Curso de atendimento ao cliente”. Os participantes foram divididos em duas turmas: 180 vagas para aulas das 8h ao meio-dia; e outras 180, das 13h às 17h. A capacitação promovida pela secretaria de Serviços e Trânsito (Semset) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Cariacica (CDC) aconteceu no auditório da secretaria de Educação (Seme), em Itaquari.


Segundo o secretário da Semset, Wellinghton Nascimento de Lima, o professor Elinho, a ideia da capacitação voltada para os taxistas surgiu a partir de uma constatação da própria comunidade. Passageiros que utilizam o serviço no município pediram uma reciclagem para os profissionais para que algumas atitudes sejam revistas como usar taxímetro, bom atendimento e tratamento ao cliente, dentre outros.


 

 

CDC1


 

Para o coordenador dos táxis de Cariacica, Mário Rogério Barcelos, o curso foi muito bem aceito pelos taxistas, e a divulgação foi feita de ponto em ponto de atuação destes profissionais. “Essa capacitação vai trazer melhoria para a categoria e para os usuários. Há outros projetos, como a adesivagem dos carros dos permissionários (que tem cadastro na Prefeitura), que vai evitar fraude e ajudar a população a identificar os carros registrados. O assunto foi apresentado aos profissionais pelo secretário da CDC, Carlos Renato Alves (foto ao lado).


 

Taxistas


O curso de atendimento foi bem-visto pelo taxista Juvenal Ribeiro Barcellos, que tem seis anos de profissão. “Com o treinamento, vamos melhorar o atendimento e, sem dúvida, será melhor para os dois lados, tanto para o cliente que usa nosso serviço, quanto para nós. Vamos identificar nossas falhas e com certeza melhorar no que estiver ao nosso alcance”, falou.


Já o veterano Diógenes José Clen, taxista há 22 anos, comenta que o curso é um começo para unir a categoria. “Estou há muitos anos nesta profissão. E pode sim ser um bom começo a capacitação. Mas é necessário que cada um faça sua parte para podermos nos unir. Só assim vamos pra frente, declarou.


Reivindicações


Também durante a capacitação foi aberto aos participantes um momento para que eles levantassem alguns pontos que necessitam de atenção para melhorar a categoria. Assuntos, como a necessidade de novos pontos, falta de cobertura e fiscalização de carros ilegais, foram abordados.


Curso


Além da questão de atendimento ao cliente, o curso também discutiu o empreendedorismo, questões pessoais (aparência) e respeito à sinalização. Esta capacitação é a segunda ação benéfica da Prefeitura em relação aos taxistas, este ano. No mês de janeiro, por meio da Semset, foi concedida a redução do valor das taxas para taxistas na cidade. Aproximadamente 200 taxistas comemoraram a redução, anunciada pelo Prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho. A proibição da transferência de permissionário também foi uma ação da nova gestão.


Juninho explicou que a redução do valor das taxas contribui para melhorar a condição de trabalho dos taxistas; e destacou que a nova gestão municipal continuará trabalhando para melhorar o serviço e atender as reivindicações dos trabalhadores do município.


Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Evandro Costalonga