Planejamento estratégico define projetos prioritários para Cariacica
Por Marketing, postado em 11/04/2013

Prefeito Juninho: necessidade de captar recursos como forma de realizar objetivos, ações e metas traçados.FOTO: Semco / Claudio Postay
Futuro, participação, crescimento, cidadania, transparência, ética, credibilidade, união e inovação. Essas palavras estiveram presentes em falas durante o Seminário de Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Cariacica. O seminário foi realizado de segunda-feira (8) a quarta-feira (10).
Durante o tempo em que estiveram reunidos, secretários, subsecretários e gerentes fizeram um diagnóstico interno de suas pastas e também do cenário externo, do município. Com um panorama norteador em mãos e seguindo o plano de governo apresentado pelo prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, grupos de trabalho foram formados para traçar os objetivos estratégicos de cada secretaria, bem como os programas, projetos e ações para chegar a eles.
A secretaria de Governo (Semge), que coordenou a atividade, receberá todo o material produzido durante o seminário e fará uma primeira sistematização das informações. Em seguida, o texto será devolvido às secretarias para análise e complementações e, então, retornará à Semge, que será a responsável pelo formato final do Plano Estratégico.
“Acredito que até a primeira semana de maio já tenhamos esse produto final estruturado. Com o material das secretarias, faremos um levantamento de demandas não contempladas aqui, mas que estavam, por exemplo, no plano de governo do prefeito ou na Agenda Cariacica”, explicou o secretário de Governo, Rafael Simões.
Ele aproveitou para falar sobre o processo continuado que um planejamento estratégico requer, já que condições externas, como o cenário econômico nacional, impactam diretamente na administração do município. “Um plano como esse sempre demanda atualizações. É por isso que estamos estudando também a melhor forma de implementar os Papos Estratégicos, que serão reuniões com o objetivo de manter a integração entre as secretarias e manter o fluxo de informações, o que ajudará na execução do plano”, disse.
Terminada a fase de compilação de informações e aprovado o texto final pelas secretarias, a Semge promoverá workshops com os técnicos de cada secretaria para estabelecer os prazos de execução de cada projeto.
Projetos prioritários
Entre todos os objetivos, ações, projetos e programas apresentados, alguns merecem destaque e são considerados prioritários para o governo. São eles: entrega do PA do Trevo de Alto Lage; construção de escolas da rede infantil; formação dos polos empresariais; elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); realização de concurso público; ampliação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade; programa de regularização fundiária; ampliação da captação de recursos junto aos governos federal e estadual.
“Aqui nós elencamos várias ações e projetos, mas precisamos ter uma coisa muito clara: não vai acontecer milagre com a arrecadação do município. Ou nós captamos recursos ou ano que vem estaremos aqui de novo lendo os mesmos objetivos, ações e metas, que não puderam ser cumpridos. Não estou falando isso para desanimar ninguém. Esse é o nosso desafio”, ressaltou o prefeito.
Juninho avaliou os dias de Planejamento Estratégico como importantes não apenas para formular um plano administrativo para a cidade, mas também para afinar a sintonia da equipe de governo. “A gente conseguiu nesses dias ordenar ideias, fazer um estudo compartilhado do cenário que encontramos e traçar um caminho para onde queremos chegar de forma planejada, conhecendo as nossas dificuldades, os nossos desafios e com a equipe unida, em sinergia”.
O Seminário de Planejamento Estratégico foi realizado no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra. O evento contou com a participação do governador Renato Casagrande, na abertura, e do secretario estadual de Economia e Planejamento, Robson Leite.
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Evandro Costalonga