População deve continuar atenta aos cuidados com a dengue e ajudar no combate

São 3.812 casos suspeitos de dengue notificados na cidade até o momento em 2013.FOTO:  Divulgação

São 3.812 casos suspeitos de dengue notificados na cidade até o momento em 2013.FOTO: Divulgação


O município tem 3.812 casos suspeitos de dengue notificados este ano. O número já ultrapassa o total de casos suspeitos notificados em todo o ano de 2012 (3.249). A fim de combater a doença, a Vigilância Epidemiológica do município tem se mobilizado constantemente e realizado diversas ações, além das visitas preventivas dos agentes de saúde ambiental nas residências.


Em 2013, foram realizadas palestras, abordagem lúdica, mobilização de pontos estratégicos e tratamento perifocal, pesquisa de focos, tratamento biológico em valões, mobilização e panfletagem, limpeza, capina, recolhimento de móveis descartados (por meio do Papa-móveis), e mobilização de campo em vários bairros, como Nova Brasília, Porto de Santana e Flexal II.


Para os próximos meses do ano já estão previstas ações em Jardim América, Vale Esperança, Santa Rosa, Itacibá, Flexal II, Nova Rosa da Penha, Itapemirim, entre outros bairros. Mas além das iniciativas da prefeitura, é preciso que a população colabore, abrindo suas casas para os agentes, ficando atenta aos possíveis focos e ajudando na prevenção.


 

Itinerário do carro-fumacê


Seguindo a norma de combate à dengue do Ministério da Saúde, cada bairro deve receber a visita do carro-fumacê uma vez por semana, durante cinco semanas, para completar o ciclo, e garantir o combate ao mosquito Aedes aegypti. Dependo da situação do bairro, pode haver ou não um prazo para o início de outro ciclo do fumacê. A fim de atender a essas normas e aos bairros com mais casos suspeitos da dengue, um novo itinerário do carro-fumacê estará disponível na próxima semana.


Informações Adicionais:


Texto: Verônica Aguiar


Jornalista responsável: Evandro Costalonga