Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 15
Por Marketing, postado em 05/04/2013
Dia 15 de abril tem início a 15ª campanha de vacinação contra gripe. Por meio da ação, será feita a vacinação de idosos com idade igual ou acima dos 60 anos, trabalhadores de saúde que fazem atendimento às pessoas com influenza, indígenas, crianças com idade a partir dos seis meses e menor que dois anos, gestantes e mães (até 45 dias depois do parto). Além desse público, a vacinação será ampliada para a população carcerária e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis.
A população prioritária a ser vacinada no município de Cariacica é de aproximadamente 50.800 pessoas. Sendo 4.655 trabalhadores da saúde, 4.512 gestantes, 9.024 crianças com idade igual ou maior a seis meses e menor que dois anos, 31.812 pessoas com mais de 60 anos, e 742 mães. O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população alvo.
Dia de mobilização
E para marcar a data de mobilização nacional contra a gripe foi instituído o 20 de abril como o dia D. Neste sábado, todos os postos de vacinação, estarão funcionando de 8h as 17h. Já a campanha se estenderá até o dia 26 de abril e a meta é vacinar, no mínimo, 80% do público-alvo.
Contraindicação
A vacina é contraindicada às pessoas com histórico de alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. Ela é eficaz e segura e não é capaz de causar a doença, já que é produzida com vírus mortos e fragmentados.
Imunidade
A imunidade aparece de 10 a 15 dias após a vacinação. A revacinação deve ser anual e é recomendável que seja realizada nos meses que antecedem o inverno, período de maior incidência da doença, de forma a promover níveis de anticorpos adequados na época mais apropriada.
Administração
A vacina poderá ser administrada em mulheres grávidas em qualquer período gestacional. Já as crianças que estão tomando a vacina pela primeira vez, deverão receber duas doses, com um mês de intervalo. São exemplos de doentes crônicos, incluídos nas categorias de risco clínico de contrair a gripe, com indicação da vacina: pacientes que sofrem de obesidade, diabetes, doença respiratória crônica, transplantados, imunodeprimidos ou com doença cardíaca, renal ou hepática. Eles vão poder tomar a vacina em qualquer posto de saúde municipal, bastando apresentar a prescrição médica.
Acamados
As pessoas que fazem parte do público-alvo e que estão acamadas, sem condições de se dirigir até a unidade de saúde, devem solicitar o atendimento domiciliar por meio dos telefones: 3346-6515 ou 3346-6513. Para as pessoas acima de 60, que também estão acamadas, serão ministradas ainda a vacina contra pneumonia.
A doença
A gripe é uma doença infecciosa viral aguda do aparelho respiratório, facilmente transmissível de pessoa a pessoa por secreção presente nas narinas e garganta, por contato direto ou por objetos recentemente contaminados.
Sintomas
Os sintomas são febre alta, geralmente maior que 39ºC, tosse, dor na garganta, coriza, lacrimejamento, dores musculares, mal estar geral, entre outros.
Salas de Vacinação nas Unidades de Saúde que funcionarão durante o período da campanha, das 8h às 17h:
- Alto Lage
- Bairro Operário
- Bela Aurora
- Bela Vista
- Bom Pastor
- Campo Grande
- Campo Verde
- Cariacica Sede
- Itacibá
- Itapemirim
- Jardim América
- Jardim Botânico
- Mucuri
- N. Rosa da penha I
- N. Rosa da penha II
- Nova Brasília
- Nova Canaã
- Novo Brasil
- Oriente
- Padre Gabriel
- PA Infantil (Alto Lage)
- Porto de Santana
- Rio Marinho
- Santa Bárbara
- Santa Luzia
- São Francisco
- São Geraldo
- Sotelândia
- Valparaíso
- Vila Graúna
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Evandro Costalonga