Prefeito e secretário de Estado vistoriam limpeza do Rio Marinho
Por Marketing, postado em 04/04/2013

Moradores afetados pelos alagamentos acordaram cedo para acompanhar vistoria e limpeza do Rio Marinho.FOTO: Semco / Lucas Calazans
A parceria da prefeitura com o Governo do Estado deu início à dragagem e à limpeza do Rio Marinho na terça-feira (2) e, na manhã desta quinta-feira (4), o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, e o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Iranilson Casado Pontes, estiveram no local para fazer uma vistoria da ação.
A parceria reforça o trabalho já desenvolvido pela secretaria de Serviços e Trânsito (Semset) e coloca 13 máquinas alugadas pelo Governo do Estado na desobstrução dos valões e canais da região. Ao mesmo tempo, está sendo feita a limpeza com o maquinário próprio da prefeitura em outras áreas, como o Córrego Maria Preta, em Campo Grande, e Canal de Bubu, em porto de Cariacica.
O termo de cooperação técnica visa a minimizar os efeitos da chuva. Estima-se que em três meses a situação de enchentes nos bairros vizinhos ao rio seja amenizada. “Estamos atuando com uma junção de forças que dará resultados a médio e longo prazo. Estamos agindo de forma emergencial neste caso, visando a uma melhoria na condição das famílias que residem próximas ao rio”, falou Juninho. Segundo o secretário da Sedurb, Iranilson Casado Pontes, a parceria veio para reforçar o trabalho preventivo que a prefeitura já vem fazendo no município. “Com o auxílio das máquinas, cedidas pelo Governo, o trabalho de limpeza no município vai ser adiantado. Vamos, juntos, atuar de forma emergencial nas áreas mais prejudicadas”, comentou.
Etapas
A ação será dividida em duas etapas. Na primeira, as máquinas vão atuar em todo o canal do Rio Marinho, beneficiando a população dos bairros Castelo Branco, Rio Marinho, Nelson Ramos, Jardim Botânico e Jardim de Alah. Na segunda fase, a limpeza vai contemplar os canais que atingem os bairros Novo Horizonte, Novo Brasil e Vale dos Reis. Os bairros inseridos no cronograma da parceria foram escolhidos por serem os mais atingidos pelas chuvas, ou por terem grande concentração de valões, que não são limpos há tempo.
Os bairros que estão fora do cronograma também irão receber a limpeza, mas com o maquinário da prefeitura. A expectativa é de limpar os 166 valões da cidade.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Evandro Costalonga