Imóveis terão endereço definido no município
Por Marketing, postado em 03/04/2013

Jardim Botânico e Nova Rosa da Penha terão mutirão de numeração feito pelos Correios.FOTO: Semco/Marlon Marques
Reinvindicação antiga, um sinônimo de cidadania. O endereçamento correto, que permitirá o recebimento de correspondências na residência, está a um passo de ser atendido no município. Está em andamento, o Plano de Organização Territorial (POT), realizado pela empresa Hiparc, vencedora da licitação. Porém, apoio extra pode antecipar os trabalhos que já são feitos pela empresa. Casas dos bairros Jardim Botânico e Nova Rosa da Penha funcionarão como projeto piloto de uma iniciativa dos Correios: um mutirão para numeração das residências.
A ideia foi discutida em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (4), com representantes dos dois bairros, Correios, técnicos da secretaria de Desenvolvimento Urbando e Habitação (Semdur), e representante da Hiparc.
Resultado
Ficou definido que o processo de numeração das residências obedecerá a metodologia que a Hiparc está definindo no POT. Para isto, uma força-tarefa irá trabalhar com o processo de documentação e definição dos números, privilegiando os dois bairros pilotos. Em Jardim Botânico, além da numeração oficial, será feito simultaneamente o processo de redefinição dos nomes das ruas. Esta será a primeira ação efetiva do POT.
Correios
A iniciativa dos Correios de trabalhar com o mutirão vem de outras experiências bem sucedidas em bairros de Vila Velha e Serra. A seccional da empresa no Espírito Santo tem como meta chegar a 100% de cobertura nas entregas da área urbana da Grande Vitória.
POT
A segunda etapa do Plano de Organização Territorial (POT) prevê a revisão e a reestruturação das regiões administrativas do município, bem como a nomeação dos logradouros públicos de forma lógica e organizada. Na primeira fase, foram delimitadas as poligonais dos bairros, com uma redução de 289 para 100 bairros.
A partir do POT, ruas sem CEP, com diversos nomes ou sem nenhum nome, e até em bairros diferentes serão corrigidas. Além disso, serão definidos com clareza os limites dos bairros e os números das residências. Dessa maneira, nenhum morador terá dois endereços ou deixará de receber correspondência por falta de CEP, um código definido pelos Correios. Para esses benefícios chegarem à população, durante a reunião foi lembrada a importância da participação e aceitação do mutirão pela comunidade. O trabalho de informação e nas comunidades será feito em parceria com as associações de moradores.
Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Evandro Costalonga