Parceria com o Estado coloca 13 máquinas na limpeza e dragagem de valões da cidade
Por Marketing, postado em 02/04/2013

Máquinas já atuam no canal do Rio Marinho: passagem para as águas de chuvas.FOTO: Semco / Lucas Calazans
Uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado reforça o trabalho da secretaria de Serviços e Trânsito (Semset), na dragagem e limpeza dos canais e valões da cidade. Na manhã desta terça-feira (2), o trabalho começou na região de Rio Marinho. Duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, um trator pá-carregadeira e cinco caminhões-basculantes serão utilizados nas etapas de intervenção.
“É uma forma de prevenirmos o impacto com as chuvas. Aprofundando essas vias em até 80 centímetros, dentro da legislação ambiental, vamos contribuir para que a água escorra com mais facilidade e não tenhamos mais inundações”, explicou o secretário de Serviços e Trânsito, Wellinghton Nascimento de Lima, o professor Elinho. A previsão é que o trabalho dure de 15 a 20 dias. O convênio, também chamado de termo de cooperação técnica, feito através da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), garante aluguel desse maquinário de uma empreiteira terceirizada por R$ 876 mil. Além das máquinas utilizadas no Rio Marinho, o contrato também disponibiliza caminhão-tanque, motoniveladora, escavadeira de mandíbulo de arraste e conjunto motobomba.
Nessa primeira fase, as máquinas vão atuar em todo o canal do Rio Marinho beneficiando a população dos bairros Castelo Branco, Rio Marinho, Nelson Ramos, Jardim Botânico e Jardim de Alah. O engenheiro responsável, Lucas Zorzal, descreveu que o trabalho consiste em eliminar as barreiras que travam a circulação da água. “Fazemos a limpeza dessas vias, retirando acúmulo de entulhos, lama e principalmente a vegetação que se desenvolveu nela. Em alguns pontos, o canal ficou totalmente assoreado pelo crescimento desordenado de ágapes e outras espécies (de plantas aquáticas)”.
A segunda etapa vai contemplar os canais que atingem os bairros Novo Horizonte, Novo Brasil e Vale dos Reis. O secretário destacou que a população se beneficia com essa parceria entre prefeitura e Estado. “A tendência é o nosso trabalho melhorar. Já havíamos feito com nossos próprios recursos a limpeza do canal de Itanguá, que atinge Itanguá, Porto de Cariacica, Bubu, Santo Antônio e a maior parte de Flexal. Com a união de forças com o Governo e a utilização de mais máquinas, poderemos atuar nos cerca de 166 valões da cidade”, aponta.
Máquinas do convênio entre Estado e prefeitura para limpeza de canais
Galeria de imagens
Semco/Lucas Calazans
Informações Adicionais:
Texto: Marcelo Pereira
Jornalista responsável: Evandro Costalonga