Seme promove primeira formação de bibliotecários
Por Marketing, postado em 28/03/2013

35 bibliotecários e 22 agentes de biblioteca foram capacitados pela Seme.FOTO: Semco / Lucas Calazans
Com o tema “O trabalho pedagógico da biblioteca escolar”, a secretaria de Educação (Seme), realizou nesta quarta-feira (27), o primeiro encontro de formação de bibliotecários da rede municipal de Educação. O encontro aconteceu no Auditório da Seme, em Itaquari, e foram discutidas temáticas pertinentes à realidade da biblioteca no contexto escolar, bem como a atuação do profissional neste espaço.
Foram capacitados 35 bibliotecários e 22 agentes de biblioteca, que atuam na rede municipal. A capacitação teve a finalidade de qualificar os profissionais para que possam articular suas atividades com cunho pedagógico.
Segundo a coordenadora de Formação Continuada, Rosana Fraga, a capacitação vai contribuir para que haja uma parceria entre a secretaria e as escolas. “É importante que o bibliotecário seja dinâmico onde atua, para que consiga incentivar os alunos a terem o hábito da leitura. Com isso, teremos um espaço dinamizado e uma satisfação maior por parte dos estudantes, o que é bom para o crescimento deles”, comentou.
A agente de biblioteca Daniela Ferreira diz que, com a formação, a importância de sua função na escola ficou esclarecida. “Eu pude perceber que todos nós aqui presentes vivenciamos a mesma dinâmica do cotidiano. Compartilhar nossos conhecimentos e problemas foi importante para avaliarmos nossa conduta”, falou. Daniela trabalha na escola municipal de Ensino Fundamental (Emef), Euvira Benedita Cardoso da Silva, em Novo Brasil.
Já a bibliotecária Vânia Célia de Oliveira, da Emef Luzbel Pretti, no bairro Operário, falou que a parte fundamental da formação é entender a importância de lidar pedagogicamente com os alunos. “A formação nos fornece a perspectiva do pensar e sociabilizar as atividades com um olhar diferente”, frisou.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Evandro Costalonga