Prefeito Juninho prestigia abertura de exposição sobre Rubem Braga

A abertura da exposição no Palácio Anchieta aconteceu terça-feira (26) e o prefeito Juninho marcou presença.FOTO:Semcel/Divulgação

A abertura da exposição no Palácio Anchieta aconteceu terça-feira (26) e o prefeito Juninho marcou presença.FOTO:Semcel/Divulgação


Capital Secreta do Mundo, Retratos, Redação, Guerra, Passarinhos, Musa e Cobertura. A exposição “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar” toma conta do Salão São Thiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, e proporciona aos visitantes um panorama da vida de um dos mais importantes cronistas da literatura brasileira.


A abertura aconteceu na última terça-feira (26). O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, e o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Délio, prestigiaram a solenidade.


Eles percorreram os diferentes módulos que formam a mostra, visitando a infância de Rubem Braga em Cachoeiro de Itapemirim; o dia-a-dia em jornais como redator, repórter político e também o trabalho de Braga com as artes plásticas. Correspondente de Guerra na Itália; a paixão por passarinhos; as mulheres, representadas na exposição pela figura de Tônia Carrero, sua musa máxima; e sua lendária cobertura em Ipanema, no Rio de Janeiro, um pedaço do mundo rural em plena selva urbana, com pomar e passarinhos.


A exposição é uma homenagem aos 100 anos do nascimento de Rubem Braga e está aberta à visitação do público até o dia 26 de maio, de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.


A curadoria da exposição é de Joaquim Ferreira dos Santos – ele próprio escritor, jornalista e cronista –, que mergulhou nos arquivos integralmente cedidos pela família de Rubem Braga e, ainda, nos documentos e fotografias já doados à Fundação Casa de Rui Barbosa, para traçar o fascinante percurso da exposição. O projeto cenográfico é de Felipe Tassara.


Serviço:


Exposição “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar”


Visitação: até 26 de maio de 2013


Onde: Palácio Anchieta, Praça João Climaco s/n, Cidade Alta, Centro, Vitória


Horário: terça a sexta-feira, das 8h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.


Site da exposição: www.centenariorubembraga.com.br


Entrada gratuita.



Visita à exposição


Galeria de imagens


Semco/Lucas calazans



Informações Adicionais:

Texto: Brunella França

Jornalista responsável: Evandro Costalonga