Fiscalização da venda de palmito e pescados encontra poucas irregularidades

Fiscais da Coordenação de Posturas percorreram os pontos de venda do palmito na cidade.FOTO:Semdetur/Divulgação

Fiscais da Coordenação de Posturas percorreram os pontos de venda do palmito na cidade.FOTO:Semdetur/Divulgação


Nesta quarta-feira (27), equipes da Vigilância Sanitária da Prefeitura realizaram a fiscalização de supermercados e peixarias, durante a execução do Projeto Semana Santa, que visa a fiscalizar a situação higiênico-sanitária dos pescados e do palmito. Os alimentos são consumidos como tradição da Semana Santa.


Durante as vistorias foram analisados armazenamento, acondicionamento, aspecto do pescado e condições higiênicas do local de venda. Os estabelecimentos ficam localizados nos bairros Campo Grande, Itacibá, Santana, Bela Aurora, Vista Mar, Nelson Ramos, Dona Augusta e Cariacica Sede.


O médico veterinário da Vigilância Sanitária, Bruno Machado Thevenard, que participou da fiscalização em oito estabelecimentos, no bairro Campo Grande, explica que praticamente não encontrou problemas. As poucas irregularidades encontradas foram resolvidas.


 

Embalagens abertas foram descartadas


A fiscal Jumarlei Fonseca dos Santos, atuou nos bairros Bela Aurora, Nelson Ramos e Dona Augusta. Segundo ela, o único problema observado foi que clientes dos supermercados mexem nos peixes e acabam deixando algumas embalagens abertas. “Esse peixe que ficou exposto foi apreendido e descartado. Pois o alimento pode estar contaminado por bactérias”, explica.


Orientação


Antes de realizar a fiscalização, a Vigilância passou por esses mesmos estabelecimentos, nos dias 11 e 20 de março, orientando os vendedores. Já no dia 25, foi feita a orientação nos pontos de venda de palmito, ingrediente requisitado para a confecção da famosa torta capixaba. Em relação à venda de palmito, a fiscalização foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, por meio da Coordenação de Posturas, e pela secretaria municipal de Meio Ambiente (Semmam).


As novas ações preventivas de cadastramento e acompanhamento, implementadas neste ano, deram resultado. Apenas duas notificações foram feitas a vendedores sem licença, que, no mesmo dia, regularizaram a situação. O número de cadastros também foi maior. Enquanto em 2012 foram cadastrados oito vendedores, este ano foram 13.


As áreas fiscalizadas:


- BR-262, em frente à Câmara Municipal de Vereadores
- Avenida Expedito Garcia, em frente à antiga prefeitura
- Cruzeiro do Sul, próximo ao supermercado Calvi
- Ceasa, em frente ao Corpo de Bombeiros
- Itacibá, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal
- Vasco da Gama, no cruzamento com o trilho dos trens


Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques e Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Evandro Costalonga