Coordenadores são capacitados para atuarem no Programa Mais Educação em Cariacica

Programa Mais Educação leva atividades lúdicas para fixar melhor o aprendizado dos alunos.FOTO: Semco / Lucas Calazans

Programa Mais Educação leva atividades lúdicas para fixar melhor o aprendizado dos alunos.FOTO: Semco / Lucas Calazans


Nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27), 39 coordenadores passam por uma capacitação, na secretaria de Educação (Seme), em Itaquari. O curso é necessário para que possam atuar no Programa Mais Educação, que oferece atividades no contraturno das aulas, realizado em algumas escolas da rede municipal de ensino. O treinamento instrui os profissionais numa perspectiva pedagógica, com a finalidade de integrar os alunos com uma educação integral de qualidade.


Os coordenadores capacitados puderam escolher as escolas que irão atuar. Normalmente, a decisão se dá pela proximidade de onde moram ou até mesmo pela afinidade com a instituição de ensino. As escolas contempladas são as que identificam alunos com baixo rendimento escolar, e as atividades desenvolvidas no contraturno, como dança, teatro, música, esporte e cultura são utilizadas para ensinar de forma lúdica as atividades desenvolvidas em sala de aula e fixar melhor o aprendizado.


 

Planejamento


Em 2010, quando o Programa Mais Educação foi iniciado em Cariacica, o profissional só poderia ser coordenador em meio período e tinha que exercer outro cargo na escola. Atualmente, a dedicação é em tempo integral. Segundo a coordenadora do Programa Mais Educação da Seme, Marilza Meneguci, a capacitação vai ajudar os coordenadores a entenderem a educação de outra forma e ter uma dedicação maior com o ensino. “As atividades desenvolvidas nas escolas já são previamente planejadas. Mas a capacitação que estamos desenvolvendo vai complementar a dinâmica dos educadores em sala de aula de uma forma mais pedagógica, a fim de ajudá-los nas oficinas com as crianças”, comentou.


Para a participante da capacitação, Tereza do Carmo Dalla Bernardina, que já atua como coordenadora do Mais Educação na Emef Arthur da Costa e Silva, é uma conquista poder se dedicar inteiramente aos alunos. “Como eu estou no Programa desde o início no município, posso dizer que é uma satisfação poder trabalhar integralmente com os alunos. Uma dedicação maior e bem preparada faz bem tanto para os alunos, quanto para o município”, falou.


Mais Educação


O Mais Educação integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal com participação do Governo do Estado e municípios, para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Com esta estratégia, as oportunidades educativas são ampliadas no processo de escolarização e a aprendizagem se conecta à vida e ao universo de interesses e possibilidades das crianças e adolescentes.


Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Evandro Costalonga