Cariacica integrada ao projeto de fibra ótica do Governo do Estado

A cidade terá 135 pontos de acesso com fibra ótica, como no Faça Fácil, unidades de saúde, escolas e terminais de ônibus.FOTO: Semco / Lucas Calazans

A cidade terá 135 pontos de acesso com fibra ótica, como no Faça Fácil, unidades de saúde, escolas e terminais de ônibus.FOTO: Semco / Lucas Calazans


O município será um dos beneficiados com a futura rede de fibra ótica do Governo do Estado, a ser instalada até 2014 na região metropolitana. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (27), pelo governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória. Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra e Viana terão seus órgãos municipais interligados à chamada Rede Metro-Gvix, desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). O projeto de implantação também foi apresentado.


O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, e o secretário de Governo de Cariacica, Rafael Simões, estavam presentes, com representantes de outras prefeituras e de demais poderes estaduais, como Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público. O Estado e os municípios atendidos pela Metro-Gvix poderão oferecer à população serviços como telemedicina, vídeovigilância, gestão integrada de controle de tráfego e educação à distância em tempo real.


Com 491 pontos de acesso espalhados pelos cinco municípios da área de cobertura, a velocidade poderá alcançar até 10 Gigabits por segundo. Para se ter uma ideia, com essa performance é possível fazer um download de um filme de uma hora e meia em menos de cinco minutos. Isso ajudará a dar mais eficiência aos serviços governamentais em escolas, hospitais, delegacias, batalhões e em diversas repartições públicas.


Cariacica


Em Cariacica, segundo a Prodest, serão 135 pontos de acesso. Entre eles, o Faça Fácil, diversas unidades de saúde, escolas municipais e terminais de ônibus da cidade. O prefeito Juninho vê na chegada desta tecnologia, fator de mudança cultural na população. “Além de beneficiar aspectos administrativos e promover avanços em políticas públicas, também servirá para que a população tenha um canal a mais para se manifestar e acompanhar a performance desses serviços. Também será uma alternativa importante para incrementarmos o Sistema de Integridade Municipal (SIM), já lançado em fevereiro, e que propõe transparência e diálogo maiores entre o poder público e os moradores”, resumiu.


Informações Adicionais:


Texto: Marcelo Pereira


Jornalista responsável: Evandro Costalonga