Brasileira eleita deputada na Itália visita Cariacica: proposta de intercâmbio cultural e empresarial
Por Marketing, postado em 27/03/2013

Renata Bueno (ao centro com o prefeito Juninho) agradeceu os votos recebidos de descendentes de italianos no município.FOTO: Semco / Lucas Calazans
A parlamentar Renata Bueno visitou Cariacica para agradecer sua vitória nas eleições da Itália. A deputada foi eleita, em fevereiro, para o parlamento italiano, com o apoio e o voto dos descendentes de italianos residentes no Espírito Santo. A cidade foi ponto de passagem de Renata, já que concentra uma significativa colônia de italianos no Estado.
Renata almoçou com o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, em um cerimonial de Campo Grande, cumprindo agenda da Associação da Cultura Italiana de Cariacica (Acic). Renata é a primeira brasileira a ocupar uma das quatro vagas na Câmara dos Deputados, destinadas aos italianos ou sul-americanos com dupla cidadania, residentes na América do Sul. A parlamentar participou do pleito pelo movimento Usei (Unione Sudamericana Emigrati Italiani), de centro-esquerda, que conquistou 21 mil votos no Brasil e 18 mil na Argentina.
“Tenho especial carinho aos municípios capixabas, que acreditaram em minha proposta. Como parlamentar eleita, minha atuação será no sentido de intensificar o intercâmbio entre Itália e Brasil, focando especialmente em projetos na área cultural, além de trabalhar por políticas que deem oportunidade a empresas italianas de se instalar no Brasil”, planeja.
Espírito Santo
O Espírito Santo estará permanentemente em seu foco de trabalho, devido à atuação das associações culturais italianas daqui. “Cariacica tem a Acic, que sempre se destaca”, lembrou. O prefeito Juninho parabenizou Renata por sua conquista. “Buscamos a maior interlocução possível com todas as representividades do município. Com ela, os descendentes de italianos da nossa cidade estarão presentes também no exterior, com possibilidade para uma maior interação entre eles e a Itália”, afirmou.
Renata Bueno nasceu em Brasília e é advogada. Foi vereadora em Curitiba, pelo Partido Popular Socialista (PPS), de 2008 a 2012. Tem dupla cidadania, brasileira e italiana. Agora, com a cadeira no Parlamento Italiano e com mandato de cinco anos, fixará residência em Roma.
Informações Adicionais:
Texto: Marcelo Pereira
Jornalista responsável: Evandro Costalonga