Secretário de Meio Ambiente de Cariacica participa do Conama, em Brasília

Conama reuniu representantes de meio ambiente em Brasília.FOTO:  Semmam/Antônio Neto

Conama reuniu representantes de meio ambiente em Brasília.FOTO: Semmam/Antônio Neto


Representantes de fundações, secretarias e agências municipais de meio ambiente de todo o país se reuniram na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), em Brasília, na última quarta-feira (20), para participar da 109ª reunião do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). E para representar Cariacica, o secretário de Meio Ambiente (Semmam), Antônio Neto, esteve presente.


A reunião teve como foco, a discussão em torno do assunto “Resíduos Sólidos”, que será o tema da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que ocorrerá de 24 a 27 de outubro, em Brasília-DF. A escolha do tema é oportuna e necessária para difundir informações e conhecer as iniciativas exitosas e os entraves na gestão dos resíduos nos municípios e estados e, principalmente, para mostrar aos brasileiros que os resíduos podem se tornar um bem econômico e de valor social, provocando mudanças nos padrões de produção e consumo.


Preparação para Conferência Municipal


Em Cariacica, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Neto, se tornou vice-presidente da Região Metropolitana, da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma). Com esta representatividade, Neto esteve presente no Conama a fim de conhecer assuntos acerca da política ambiental brasileira e trocar experiências para preparar a Conferência Municipal de Meio Ambiente, que está prevista para agosto.


“Estamos nos preparando para fazer a Conferência Municipal e nossa participação no Conama foi importante para pensarmos mais a questão da educação ambiental e o cuidado correto com o lixo que produzimos. Vamos pensar também em atuar mais com a reciclagem”, declarou o secretário.


Resíduos sólidos


No que se refere a resíduos sólidos, a Prefeitura de Cariacica, por meio da Semmam, já iniciou a fiscalização dos pontos “viciados” no município. Esta ação teve o objetivo de identificar os pontos onde se concentram maior acúmulo de lixo e entulho e iniciar os trabalhos para minimizar os problemas decorrentes, como as enchentes causadas pelo acúmulo de resíduos sólidos. Trecho na Rodovia do Contorno está entre os pontos críticos.


Com a visita a esses trechos, a Semmam decidiu fazer vistorias periódicas para realizar a limpeza dos pontos mais poluídos. No que diz respeito à educação ambiental, está sendo estruturado um planejamento para uma campanha de conscientização nas escolas municipais e estaduais em Cariacica, envolvendo também a Secretaria Municipal de Educação (Seme).


Geração de emprego


No que diz respeito à reciclagem, em Cariacica, a Acamarp - Associação Beneficente dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Rosa da Penha, tem transformado tanto o destino dos materiais recicláveis, quanto a vida dos catadores. Quando criada, a coleta era feita diretamente no lixão, que ficava às margens da Rodovia do Contorno. Crianças e adultos ficavam em contato direto com os resíduos. Atualmente, o grupo trabalha em um galpão cedido pela prefeitura, e também conta com o apoio do caminhão da empresa Marca Ambiental, responsável pela coleta de lixo da cidade.


Até 35 toneladas recolhidas


O projeto, que reúne 16 associados e recolhe de 27 a 35 toneladas de resíduos por mês, atua em parceria com o Cariacica Recicla, um projeto que visa à separação do lixo em resíduos secos e úmidos, à coleta seletiva, à reciclagem e à destinação correta desse material.


Bairros modelo de reciclagem


O Cariacica Recicla é mantido pela Prefeitura e funciona há mais de cinco anos com as parcerias importantes da Marca Ambiental, da Fundação Banco do Brasil e da ArcellorMittal. Neste tempo, já conquistou avanços no sentido de capacitar e reunir os catadores de materiais recicláveis da associação, em Nova Rosa da Penha.
Além destes números, desde maio do último ano, o Cariacica Recicla, que é realizado nos bairros Vila Capixaba e Caramuru, já retirou dos resíduos que seriam aterrados, 86 toneladas de lixo seco, que foram recicladas.


Números do lixo de Cariacica (média mensal):


- Lixo separado pela Acamarp: 27 a 35 toneladas/mês;
- Total de lixo coletado no município: 9.500 toneladas/mês (60% de lixo orgânico).


Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon e Marlon Marques


Jornalista responsável: Evandro Costalonga