Prefeito e secretário de meio ambiente participam da Descida Ecológica do Rio Jucu
Por Marketing, postado em 25/03/2013

Cariacica faz parte da bacia hidrográfica do rio Jucu: prefeito Juninho participou da Descida Ecológica no domingo.FOTO: Semco / Lucas Calazans
Espaço para mobilização ambiental, com irreverência. Esse foi o tom da 24ª edição da Descida Ecológica do Rio Jucu, realizada no domingo (24), entre Viana e Vila Velha. Com muitos barcos coloridos, fantasias, pagode e até uma balsa munida de churrasqueira, os participantes percorreram 20 quilômetros do rio, entre Viana e Vila Velha. O rio Jucu é responsável por abastecer 60% das residências da Grande Vitória.
Os participantes estavam lá para dar o seu recado, protestando contra a poluição e pedindo a preservação do manancial. O tema deste ano foi “Pela criação da Agência de Águas”, visando a sensibilizar o Governo do Estado para a importância de permitir que nossos rios sejam recuperados. Com a criação da Agência de Águas, o órgão terá a responsabilidade de coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos.
A Prefeitura de Cariacica participou, dando apoio ao evento. A concentração foi no bairro Jucu, em Viana. Por lá, moradores da cidade preparavam suas embarcações ao som de muita música. Caiaques, botes, barcos... Valia de tudo para navegar, contanto que não se poluísse essa “estrada”. Moradores de Cariacica deram a sua contribuição à festa, usando a imaginação para enfeitar seus barcos. Gente como Everson Brandini, de Vila Capixaba. O motorista, de 26 anos, fazia sua primeira viagem pelo Jucu e estava animado. “Todo o lixo produzido pelo caminho será coletado em sacolas e ficará no barco até o final”.
A embarcação de Brandini, intitulada “Barco dos Piratas do Rio Jucu” (com eles devidamente a caráter ), carregava mais sete pessoas. Entre eles, Rafael Ferreira, conferente, 22, também de Vila Capixaba. “O rock aqui é legal. Mas acho importante esse tipo de mobilização também porque a maior parte da água que consumimos vem desse rio”, declarou. O outro “pirata”, o motorista Ederson Paste, 39, de Vila Palestina, participou da descida pela segunda vez. “Dá tristeza porque, em alguns trechos, o rio Jucu é muito castigado e corre o risco de ser assoreado”.
O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Neto, participaram da descida em diferentes etapas. Neto saiu de Viana e foi até o bairro Caçaroca, no ponto de apoio conhecido como Arco da Cesan. “Apesar de a maior parte do trajeto ser feita em Viana e Vila Velha, todos os municípios estão interligados. O que acontece numa cidade, repercute em outra, assim como acontece na natureza”, explicou.
Dali, foi a vez de Juninho completar o percurso. Antes de embarcar, ele se encontrou com Rodney Miranda, prefeito de Vila Velha. Juntos, plantaram mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Juninho lembrou que a participação de Cariacica é importante e sempre obrigatória. “Somos privilegiados porque temos duas bacias de rio em nosso território: a do Rio Jucu e a do Santa Maria. Nossa equipe está consciente em desenvolver políticas públicas para a preservação desses mananciais”, destacou.
A descida terminou por volta das duas da tarde na Barra do Jucu, em Vila Velha.
24ª Descida Ecológica do Rio Jucu
Galeria de imagens
Semco/Lucas Calazans
Informações Adicionais:
Texto: Marcelo Pereira
Jornalista responsável: Evandro Costalonga