Município faz levantamento de bairros atingidos pela chuva para liberação de FGTS
Por Marketing, postado em 21/03/2013

As chuvas do início da semana afetaram 21 bairros, desalojando 226 pessoas: moradores poderão pedir liberação do FGTS.FOTO: Semco / Lucas Calazans
A Defesa Civil do município está estruturando as informações para compor o chamado Relatório de Avaliação de Danos (Avadan). O documento é necessário para justificar o decreto de situação de emergência, a fim de que seja possível que os moradores dos bairros atingidos pelos transtornos das chuvas tenham direito ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Com a publicação do decreto, prevista para esta sexta-feira (22), o documento será enviado ao Ministério da Integração Nacional, em Brasília. Mediante o reconhecimento da União de que o município está em situação crítica, o FGTS será liberado para saque por parte das famílias que tiveram as casas atingidas pelas enchentes.
Ainda será necessário o município entregar à Caixa Econômica Federal uma declaração detalhada das áreas afetadas, com especificações dos nomes dos bairros, ruas e número de residências afetadas. A partir dessa listagem, a Caixa convoca os moradores, informando prazo e local para saque. É bom frisar que todo esse processo não é imediato, dependendo da avaliação do Governo Federal. Até a tarde desta quinta-feira (21), havia 226 desalojados no município. Ao todo, são 21 bairros com ocorrências relacionadas aos últimos temporais.
Bairros atingidos pelas chuvas:
Maracanã, Vista Mar, Vila Isabel, Campo Belo, Valparaíso, Cordovil, Novo Horizonte, Vila Rica, Itacibá, Oriente, Mata da Praia, Itanguá, Rio Marinho, Sotelândia, Vila Prudêncio, Flexal, Operário, Porto de Cariacica, Aparecida, Porto de Santana e Vale Esperança.
Informações Adicionais:
Texto: Marcelo Pereira
Jornalista responsável: Evandro Costalonga