Definidos locais de venda do palmito para torta da Semana Santa
Por Marketing, postado em 21/03/2013

Fiscalização da venda de palmito visa a garantir a origem e a qualidade do produto ao consumidor.FOTO:
Semco/Fernando Madeira/arquivo
Cariacica já definiu os primeiros locais para venda de palmito. A iguaria faz parte da cultura alimentar da Sexta-Feira Santa dos capixabas. É uma data de tradições e com caracterísicas culinárias marcantes, influenciadas pela religiosidade. Costumeiramente, na Sexta-Feira da Paixão, a maioria das pessoas não come carne vermelha, dando preferência para peixes e frutos do mar.
Licença para a venda:
Diferentemente dos últimos anos, para adquirir a licença para venda de palmito, os comerciantes não precisam mais procurar o protocolo geral do município. Para agilizar o processo, os interessados têm que solicitar a liberação junto à coordenação de posturas, que realiza fiscalização antes de liberar o documento. Os interessados terão que pagar a taxa de ocupação de solo e limpeza pública, para custear fiscalização e recolhimento dos restos da venda.
Essas medidas são tomadas para garantir o controle da qualidade de mercadorias comercializas, desde a procedência até as condições mínimas de higiene e espaço, a fim de não atrapalhar o dia-a-dia dos moradores do local. Os barraqueiros também receberão, depois de instalados, visitas de fiscais da Vigilância Sanitária e do Meio Ambiente, que verificarão as condições de venda e de procedência. Os locais foram definidos de acordo com a demanda de procura dos vendedores e poderão ser liberados outros locais antes do feriado, no dia 29.
Veja os locais de venda de palmito:
- Rua Manoel Joaquim Santos, Itacibá, em frente ao supermercado Extrabom;
- BR 262, km 6,5, em frente à Ceasa, próximo ao Corpo de Bombeiros;
- BR-262, Campo Grande, ao lado da Câmara Municipal de Criacica.
Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Evandro Costalonga