Após chuvas, equipes percorrem bairros com serviço de prevenção a doenças
Por Marketing, postado em 21/03/2013
Nesta quinta-feira (21), as ações de prevenção à dengue e às doenças causadas pelo contato com a água de enchentes serão realizadas nas localidades mais criticas, como Jardim Botânico, Valparaíso, Maracanã, Rio Marinho, Vila Rica e Novo Horizonte. No fim de semana, as equipes seguem para Porto de Santana. O carro fumacê será mantido (exceto em dia de chuva) e, ainda, serão realizados mais treinamentos com profissionais para atender os casos suspeitos de dengue.
Os trabalhos preventivos após as intensas chuvas do início da semana começaram de imediato. Já na manhã de terça (19) e na quarta-feira (20), caminhões sugadores seguiram para os bairros Nelson Ramos I e II e Jardim Botânico. Ao todo, nesses dois dias, foi retirada a água de 20 residências. Além disso, retroescavadeiras também foram postas em ação para a desobstrução de redes de drenagem e quipes de limpeza pública retiraram entulho, desobstruindo as vias.
Famílias
Mesmo depois de parar de chover, ainda é possível ver na casa de moradores de Cariacica a marca da água nas paredes, como é o caso da residência de Antônia Ferreira, 75, que mora no bairro Nelson Ramos. Para atender a esta e a outros moradores, a prefeitura se mobilizou de forma integrada e, por meio do esforço conjunto de secretarias, está sendo fornecido apoio à população prejudicada por alagamentos na cidade.
Prevenção a doenças
Dona Neurizete Rosa Carvalho, de 79 anos, conta que estava dentro de casa quando a água começou a subir e seu filho teve que quebrar o muro para retirá-la da residência. Ela mora ao lado do Rio Marinho, que dá nome ao bairro. Moradores como ela, que tiveram contato direto com a água das enchentes, recebem orientação em relação à leptospirose.
A doença infecciosa é causada por uma bactéria presente na urina dos ratos. Extremamente letal, é transmitida pelo contato da bactéria com a pele. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe ou os da dengue, entre eles: vômitos, dor de cabeça, dor na panturrilha, calafrios, dores musculares e coloração amarelada da pele. Também pode causar febre, diarréia e tosse.
Dengue
A Prefeitura também está intensificando os trabalhos de prevenção contra a dengue. Nesta quarta-feira (20), a equipe de Vigilância Epidemiológico (agentes de endemias e agentes comunitários) caminharam no bairro Itacibá, orientando as pessoas em relação às formas de combate ao mosquito vetor, e colocando larvicida biológico no valão. O bloqueio focal está sendo feito em lugares onde houve acúmulo de água, devido à chuva.
Prevenção deu resultado
Com a criação do Comitê de Prevenção de Desastres Naturais, em janeiro, uma das ações preventivas foi o início da limpeza de canais da cidade. Em bairros como Bubu e Itanguá,
onde aconteceu a limpeza de galerias de esgoto e valões, houve um menor impacto com as chuvas.
Os danos do mau tempo levaram o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, a decretar situação de emergência na cidade. Em caso de voltar a chover, tendo necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 3346-6111 e 8831-6000.
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Evandro Costalonga