Ajuda a famílias desalojadas no bairro Novo Horizonte

A rua São Luíz estava intransitável na manhã desta quinta-feira (21).FOTO: Semco / Lucas Calazans

A rua São Luíz estava intransitável na manhã desta quinta-feira (21).FOTO: Semco / Lucas Calazans


Em Novo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (21), uma equipe da Vigilância Ambiental ainda encontrou casas alagadas e moradores que perderam o pouco que tinham, devido às chuvas do início da semana. A equipe visita o bairro para um trabalho preventivo, que está sendo feito pelas equipes de combate à dengue e às doenças causadas pelo contato com a água de enchentes, como a leptospirose.


Desde terça-feira (19), caminhões sugadores fazem a retirada de água das residências e ruas afetadas pela chuva. Além disso, retroescavadeiras também foram postas em ação para a desobstrução de redes de drenagem. Quando há necessidade, equipes de limpeza pública retiram entulho, desobstruindo as vias.


 

 

Limpeza e prevenção de doenças


Novo Horizonte está em situação que exige cuidados. Lá, os trabalhos envolvem equipes das secretarias de Serviços e Trânsito, Assistência Social e Saúde. A rua São Luiz se encontra inundada pelo rio de mesmo nome, dificultando o trabalho da Vigilância Ambiental. Os agentes distribuíram hipoclorito de sódio e deram orientações de uso aos moradores.


Segundo a supervisora da equipe da Vigilância Ambiental, de Novo Horizonte, Ronilda Borel, com o acúmulo de água na rua São Luíz, foi detectada pela equipe uma grande incidência de focos do mosquito da dengue. “Encontramos muitas larvas aqui. Isso é preocupante, porque daqui a pouco eles virarão mosquitos, o que pode acarretar uma epidemia. Estamos fazendo o possível, tanto com a orientação aos moradores, quanto à aplicação de larvicidas”, declarou.


Moradores


nilton2


 

Na casa de Nilton Santos Muniz, que mora no bairro Novo Horizonte apenas há três meses, é possível ver a marca que a água da chuva alcançou, aproximadametne dois metros. “Quando eu e minha esposa acordamos na terça-feira (19), levei um susto, porque pela janela eu vi a altura da água. Só conseguimos salvar a geladeira. Saímos mais que depressa de casa e fomos para a casa da minha sogra, que fica em outro bairro”, comentou.


 

 

Já Raquel Ferreira, que reside no bairro há 18 anos, está sem trabalhar faz dois dias. “Sempre que chove é assim, fica intransitável a nossa rua. Eu não perdi nada dessa vez porque moro no segundo andar, mas meu inquilino, que mora embaixo, foi bem afetado. Aqui não dá nem para colocar carro na garagem e muito menos levar os filhos para a escola quando a rua fica assim. É lamentável a nossa situação”, falou.


Auxílio aos moradores


Até o momento, duas famílias estão desalojadas no bairro Novo Horizonte. Elas estão na casa de parentes e amigos e já receberam auxílio, como cesta básica e colchões, da secretaria de Assistência Social; e caminhão sugador, para retirar a água empossada na rua, da secretaria de Serviços e Trânsito.


Houve também no bairro Novo Horizonte aplicação de inseticida biológico no rio para reduzir a infestação do mosquito, e o carro fumacê também percorreu o bairro durante a madrugada de quarta-feira (21).


Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Evandro Costalonga