Ônibus do Agentes da Boa Energia chega a Flexal
Por Marketing, postado em 20/03/2013
Um ônibus do Programa Agentes da Boa Energia está no bairro Flexal 2 para atender os moradores com dificuldade de pagar a conta de energia. Uma despesa mensal, que é um peso no orçamento das famílias de baixa renda. Ainda mais quando os eletrodomésticos já não estão muito novos e consomem mais energia do que deveriam. É para ajudar essas famílias a reduzir seus gastos e orientá-las em relação ao uso da energia elétrica que a Prefeitura, em parceria com a Escelsa, aplica o programa.
Por meio do Agentes da Boa Energia, as pessoas que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico), que mapeia e identifica as famílias de baixa renda, têm diversas oportunidades de reduzir o consumo de energia elétrica e/ou o valor da sua conta de luz. Isso se dá através de ações, tais como a regularização das instalações elétricas da residência; a inserção das famílias no benefício da Tarifa Social, que garante desconto na conta de energia e, ainda, a negociação da conta de luz.
Por meio do “Agentes”, também é feito um alerta sobre a importância do uso racional e consciente da energia e sobre o perigo e o prejuízo que as ligações irregulares ("gatos") causam. O programa é destinado às pessoas que estão com dificuldades para pagar a conta de luz; que estão com o fornecimento de energia suspenso ou medidor retirado, e até mesmo no consumo irregular.
Flexal
Em Cariacica, as ações são direcionadas à Grande Flexal (Flexal 1, Flexal 2, Nova Canaã, Modelo e Santa Rosa). Esta é apenas a primeira etapa do projeto, que contemplará o município em sua totalidade. Os locais onde serão realizadas as próximas etapas ainda serão definidos.
Confira as possibilidades que o Projeto oferece:
- Negociação personalizada com condições especiais de pagamento, juros reduzidos do parcelamento e prazo ampliado para o acerto dos valores vencidos.
- Regularização das instalações elétricas residenciais: quem participar do projeto pode agendar uma visita para que os agentes da Escelsa façam um diagnóstico e desenvolvam melhorias nas unidades de consumo, tais como: substituição de lâmpadas incandescentes por modelos fluorescentes; regularização do padrão de entrada dos clientes; substituição de geladeiras antigas, com alto gasto de energia, por geladeiras novas e de baixo consumo, pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL).
- Troca de equipamentos para redução do consumo, tais como geladeiras velhas e ineficientes, que consomem muita energia, por novas.
- Descontos: redução de tarifa com a aplicação dos descontos da Tarifa Social (pode ser aplicada mesmo que a fatura não esteja no nome do titular do Cadastro Único).
- Outros: recebimento de padrões de entrada de energia, kits com fios, tomadas e interruptores.
Serviço:
Ônibus: Os moradores da Grande Flexal que quiserem realizar agendamento de uma visita; o cadastro na Tarifa Social (se tiver o Cadastro Único), ou tirar dúvidas em relação ao projeto podem procurar o ônibus dos “Agentes da boa energia”. Ele fica na rua Nossa Senhora da Penha, em Flexal 2, próximo ao supermercado Tradição, e em frente a pizzaria DO MORRO, de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 16 horas.
Documentos necessários para fazer o cadastro na Tarifa Social
- Conta de luz
- Número do Cadastro Único
Quem não tem o Cadastro Único deve procurar o ônibus do projeto a fim de agendar para fazê-lo. Para isso, é preciso que a família tenha renda de até três salários mínimos mensais.
Documentos necessários para fazer o Cadastro Único (maiores de 18 anos): carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, carteira de trabalho e comprovante de renda.
Documento necessário para fazer o Cadastro Único (menores de 18 anos): comprovante escolar (declaração)e certidão de nascimento
Todos os documentos devem ser originais.
Os moradores de outros bairros do município que queiram fazer o Cadastro Único devem procurar o Cras de referência da sua região. Aqueles que têm o Cadastro Único podem procurar uma agência da Escelsa para fazer o cadastro na Tarifa Social, no Faça em Fácil, em frente ao terminal de Campo Grande, de segunda a sexta-feira, de 8h as 16h30, e sábado, de 8h as 13h. Para isso, é preciso estar com o relatório sintético emitido pelo Cras.
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Evandro Costalonga